TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS saúde mental

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Estefany Cristi Pasqual| RA 6814014560

Gabriela Freitas de Almeida | RA 6819448447

Sabrina de Almeida Rodrigues | RA 6814016128

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ETAPAS 1 e 2)

Aulas-tema:

  • História da psiquiatria e da saúde mental no   Brasil. Necessidades Humanas básicas. Comunicação terapêutica. Relacionamento intra e interpessoal.

  • Ambiente terapêutico e atividades terapêuticas grupais:

Terapia comunitária, grupo de autoajuda,  operativos  e de  reflexão.  Desinstitucionalização  psiquiátrica. Reforma psiquiátrica e novos serviços.

Profª. Vanessa Coan

Disciplina de Saúde Mental

Curso de Graduação em Enfermagem –5ª e 6ª série A - Noturno

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Sorocaba

2015

História da psiquiatria e da saúde mental no Brasil. Necessidades Humanas básicas. Comunicação terapêutica. Relacionamento intra e interpessoal.  

É de alta relevância ressaltar o fato de que os direitos humanos em seu eixo principal foi implementado  na conferencia de saúde mental reconhecendo sua importância fundamental para o tratamento dos enfermos mentais, garantindo a esse grupo os mesmo direitos de todos os cidadãos de liberdade e valores básicos.

A partir dos direitos humanos integralizado ao  cuidado desse grupo institucionalizado por lei jurídica, tornou-se humanizado o cuidado seja na rede pública ou privada de forma universal.

Hoje em dia os direito legislativos passam por uma constante mudança na mesma velocidade da evolução civilizatória social de nosso planeta, fornecendo a todos humanos a mesma dignidade conforme seu preâmbulo.

O desejo fundamental em todos os tratados e acordos mundiais é de que se cessem todas as guerras, violências, exclusões sociais e todos os outros horrores de qual o mundo todo sofre. Decorrendo uma lei que (Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos) protege todo cidadão de tortura, tratamento cruel, desumano, humilhante, degradante em instituições médicas com atenuação a instituições psiquiátricas.

A ONU proclamou uma carta onde enfatiza princípios de proteção para pessoas acometidas com transtornos mentais e para a melhoria do cuidado na saúde mental, onde descreve que quaisquer cuidado deve ser realizado sem que haja discriminação. Todo cidadão tem direito de ser seu próprio gestor decidindo sobre todos seu tratamento por ser livre como todos os outros cidadãos e deve estar livre de todos e quaisquer maltrato como tortura ou cárceres, tratamento forçados e experimentos sem consentimento prévio.

As pessoas com deficiências e transtornos mentais quaisquer, devem ser inseridas na sociedade como uma forma de tratamento, reabilitação e reinserção na sociedade.

Sabe-se que para uma grande população afastada dos serviços essências de saúde como indígenas, moradores de rua, populações rurais, jovens que moram em espaços comunitários desfavorecidos de educação , não há nem haverá avanços na saúde.

È preciso ir além do assistencialismo, é preciso criar metas, rever conceitos, reintegrar, socializar pacientes na sociedade, é necessário derrubar barreiras, criar diretrizes para que possam exercer a cidadania de forma que participem da sociedade e assim ocorra a promoção da saúde.

São considerados como serviços estratégicos para toda a organização da rede de atenção a saúde mental o centro de atenção psicossocial.

Os participantes também não questionaram o fato da permanência dos participantes após uma crise, e esse fato foi permitido pela assistência do CAPS III, e assim tem sido um diferencial para todo o modelo hospitalar.

Os usuários tem como referencia aos grupos como sendo um importante espaço para o aprendizado de cada um, e também podemos ver como oportunidades de suportes.

As fragilidades que podem ser observada nas redes de saúde mental em varias localidades podem apontar a necessidade de oferecer elementos normativos que viabilizem a extensão da assistência noturna e algumas das vezes  de fim de semana à equipe multiprofissional como um todo. Evidentemente, a compreensão que pudemos obter apresenta marcas características da rede de saúde mental de muitas localidades, de sua formação histórica e social.

O trabalho de grupo é algo que tem crescido na prática de enfermagem em saúde mental, principalmente se o mesmo tem por objetivo a ação terapêutica. É importante abordarmos, de forma grupal, pessoas com sofrimento psíquico ou que apresentem grandes potencialidades para desenvolver uma doença mental, assim como, os dependentes químicos. Essa forma de cuidar favorece a interação e integração de seus participantes, contribuindo, ainda, para o processo de aprendizagem e de crescimento pessoal.

O trabalho com grupos se constitui um dos principais recursos terapêuticos nos mais diferentes contextos de assistência à saúde. Essas terapias grupais têm crescido na área da enfermagem e a assistência em Saúde Mental é uma das grandes responsáveis por esse crescimento. No Brasil, a terapia de grupo, em diferentes abordagens, é praticada por grande número de profissionais de áreas diversas, mas, principalmente, pelos profissionais de Saúde Mental.

Ao analisar a teoria das relações interpessoais verificou-se que, apesar da mesma ter sido proposta inicialmente quando a enfermagem tinha sua prática voltada mais especificamente para a assistência individual, a autora direciona o trabalho com tríades ou relacionamento com diversas pessoas, criando, assim, uma perspectiva diferente para o relacionamento interpessoal em enfermagem.

Durante o estudo percebemos que as etapas do relacionamento interpessoal são de extrema importância, podendo direcioná-las ao trabalho de grupo da enfermagem na assistência ao dependente químico.

O estudo propiciou a descrição dos componentes funcionais da teoria, se apresentado como um direcionamento eficaz para que o pesquisador conheça e avalie a adequação de um trabalho baseado em teorias, tendo como foco, cliente, ambiente, enfermagem, saúde, interação enfermeiro e cliente, problema de enfermagem e terapêutica de enfermagem.         Através destes conceitos tivemos uma visão maior das idéias da teoria da enfermeira psiquiátrica e sua possível aplicação para com grupos terapêuticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com