TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SAÚDE MENTAL O PACIENTE NA PSICOTERAPIA EM GRUPO

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

Hélida Vanessa de Freitas 8071823677

Josiane Carlos dos Santos 84322159984

Renata Miranda dos Santos 8638273727

Rosemary Alves R. Santos 8432168511

Saraíva Martin Corrêa de Godoi 6814004246

ATPS SAÚDE MENTAL

O PACIENTE NA PSICOTERAPIA EM GRUPO

Hélida Vanessa de Freitas 8071823677

Josiane Carlos dos Santos 84322159984

Renata Miranda dos Santos 8638273727

Rosemary Alves R. Santos 8432168511

Saraíva Martin Corrêa de Godoi 6814004246

ATPS  SAÚDE MENTAL

O PACIENTE NA PSICOTERAPIA DE GRUPO

Atividade entregue a Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, como parte das exigências para a ATPS na disciplina de Saúde Mental do 5° semestre do curso de Enfermagem, sob orientação do Prof. Wellington Faijão.

O PACIENTE NA PSICOTERAPIA DE GRUPO

A psicoterapia em grupo surgiu na década de 70 ,  e com  ela o objetivo do ser humano de melhor se compreender  e ajudar os participantes que frequentam esses grupos.                                            

Para fazer partes desses grupos os participantes , devem concordar com os termos e regras que lá são estabelecidas , que são : respeito ao próximo , igualdade a todos , não agredir verbalmente os demais participantes , respeitar opiniões alheias , entre outros.Após o participante concordar, ele já é convidado a fazer parte do grupo , onde o terapeuta e os amigos que ficam sentados em roda, expressam suas emoções , segredos , medos , raiva , dentre outros sentimentos que os afligem  .

Nesses grupos é de suma importância que o participante , venha de livre e espontânea vontade, fazer parte do grupo , para que ele se sinta a vontade para conversar e ouvir os demais amigos , sem que haja intervenção ou obrigação de sua família . Quando os grupos se reúnem , todos os participantes expressam algum acontecimento , seja de um presente que o persegue , ou ate mesmo de um passado que lhe assombre , com isso os demais  ouvem e ajudam o participante a lhe dar melhor com o que revelou  e perceber que muitas vezes seus medos e aflições ,são tão comuns quanto dos demais ali presentes.

Em todos os grupos á um terapeuta presente , que ouve e  os aconselha, mas muitas vezes eles acabam sendo confundidos pelos participantes , que acabam achando que eles tem como dever ,estar a todo momento prontos a ajudar e solucionar seus problemas, porem é de responsabilidade do próprio participante se confrontar e finalizar seus próprios conflitos , pois é para isso que a psicoterapia serve , ajudar o participante a se confrontar e enfrentar seus próprios medos , mas de um jeito bom , e que a pessoa consigo mesma possa se auto entender como ser humano .

Depois que o individuo participa desses grupos entende que , existem pessoas como ele , em todas as classes sociais, locais , culturas e famílias, e com isso começa a se aceitar mais como pessoa e entender que não é único a passar por determinadas situações, e não se culpa tanto, por seus erros ou futuras crises que venham novamente ,com o passar do tempo , pois percebe que assim como ele muitos procuram a psicoterapia como AJUDA e encontram lá o que precisam para se tonar pessoas melhores .

UMA REVISÃO TEORICA SOBRE A INTERPRETAÇÃO APLICADA AOS GRUPOS.

 A interpretação é usada  em grupos de psicoterapia , como uma breve analise de seus participantes.

 No caso da interpretação em grupo  o terapeuta , busca em si a transferência de sensações que é passado de um participantes ao outro , por meio de  expressão das palavras ,porem  a alguns terapeutas que não veem o método como totalmente seguro , pois em grupo dizem que fica difícil analisar , como foi interpretado o que foi dito por uma pessoa , por todos ali presentes.

Para uma analise perfeita ,de como foi entendido ou absorvido , uma palavra ou ate mesmo um segredo divido no grupo , por todos ali presentes , não são iguais , e o risco do terapeuta , não saber o que se passa em cada um é maior , caso não consiga observar atentamente os participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com