TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Nutrição

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Lilian Ferreira Medeiros

RA

6269260477

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Saúde Coletiva apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Introdução:

A avaliação nutricional deve ser feita em todos os pacientes hospitalizados com a intenção de identificar pacientes com desnutrição ou em risco de desnutrição. Sendo então possível a prevenção e a manutenção da saúde.

Dessa forma a triagem nutricional sinaliza precocemente os pacientes a serem beneficiados com a terapia nutricional, a avalição é feita por profissionais de saúde que recebem esses pacientes para internação em hospitais e dever ser realizada com rapidez e precisão. Logo no inicio é feito um exame físico para detectar deficiências e carência especifica de certos nutrientes, e com dados coletados de altura, peso e antopometria o profissional saberá qual o tipo de avaliação mais adequado e detalhado que esse paciente.

Para isso foram desenvolvidos alguns tipos de tabelas especificas, uma para cada caso.

ANSG (avaliação nutricional subjetiva global): foi criada para pacientes indicados a cirurgias, é um método simples de baixo custo e não muito invasivo e pode ser feito por médicos, nutricionistas e enfermeiros, vai avaliar o paciente como nutrido, moderadamente desnutrido e gravemente desnutrido.

 MAN (mini avaliação nutricional): essa avaliação foi desenvolvida por um conjunto de médicos geriatras através da Nestlé, empresa de produtos alimentícios. Tem como finalidade avaliar pacientes idosos com desnutrição ou em risco.

NRS 2002 (triagem de risco nutricional): avaliação desenvolvida por Kondrup et al. (2003), é uma triagem indicada para pacientes hospitalitalizados independente da idade ou doença apresentada.

Desenvolvimento: 

R. O. B., homem, 71 anos, peso atual: 65 kg, altura: 1,75 m, apresenta  diagnóstico de diabetes (DM) e hipertensão arterial (HAS) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Chegou ao hospital com a pressão arterial de 18/11 mmHg e glicemia de 250 mg/dl. Foi ao hospital porque há dois meses estava tossindo muito, com falta de ar, febre, dor no peito e fraqueza. Foi diagnosticado com pneumonia e o paciente, devido às outras doenças (DM e HAS) descompensadas, permaneceu internado para tratamento medicamentoso da pneumonia e manutenção dos indicadores saudáveis de pressão arterial e glicemia. Ao avaliar o paciente, ele relata não se alimentar direito nos últimos dois meses por causa da falta de ar e por isso perdeu 3kg nesse tempo. Ao avaliar fisicamente o paciente, ele apresente uma conjuntiva pálida, ainda tem muita queda de cabelo nesse período, cansaço e deformações centrais na unha. Apesar de diabético, não apresenta escaras, pois consegue se movimentar adequadamente.

Obtendo estes dados foi constatado que o paciente está com falta de proteínas, principalmente ferro (responsável pelo transporte de oxigênio no sangue), pois estas características apresentadas são as principais para a carência desse mineral.

Durante o exame também foi feito avaliação do peso e altura para poder ser feito  o cálculo de IMC (índice de massa corporal) utilizado para avaliar o estado nutricional do paciente.

O resultado do seu IMC do paciente R.O.B foi de 21,2 e esta dentro da normalidade, já que o normal é de 18,5 a 24-9.

No decorrer da avaliação foram obtidos alguns dados sobre sua alimentação, e o paciente relatou que: mora sozinho e ele mesmo prepara suas refeições. Diz se alimentar 2 a 3 vezes por dia. Geralmente uma sopa de legumes, sem carne, e no café da manhã apenas leite com café. Relata consumir duas frutas macias, como banana e mamão, e bebe poucos líquidos. Ele diz que se sente muito magro e muito debilitado, comparado a seus amigos com a mesma idade. Apresenta uma circunferência braquial de 22 cm e de panturrilha de 32 cm.

Com esses dados foi necessário aplicar uma triagem especifica para esse paciente, a triagem escolhida foi mini avaliação nutricional (MAN) esse tipo de avaliação é especifica para idosos.

[pic 2]

O resultado indicou que o paciente está em risco de desnutrição, e com essa conclusão o paciente terá que passar por uma avaliação nutricional mais adequada e especifica para que ele tenha uma alimentação mais saudável e que supra suas necessidades.

Após a avaliação do paciente e todas as administrações medicamentosas e de alimentação adequada, o paciente melhorou seu estado de saúde. A pneumonia foi clinicamente curada e seus indicadores de pressão arterial e glicemia foram estabilizados. A pressão arterial está 12x8 mmHg e a glicemia de jejum em 97 mg/dl. Este paciente irá receber alta médica hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (498.8 Kb)   docx (972.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com