TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise filmica

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM 2º PERIODO/ TURMA A

ANALISE DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS BASEADO NO TEXTO DE PAULO FREIRE 

DHENNY JANAIARA FERREIRA DE SOUZA

RAFAELA WALLISA LOPES COSTA

PAULA MARQUES DOS SANTOS ASSUNÇÃO

TERESINA - PI

2015

Características imprescindíveis a um bom educador

        [...]

Uma das características essenciais do professor é a Coragem, pois, segundo o próprio Paulo Freire, ao pôr em prática um tipo de educação que provoca criticamente a consciência do educando necessariamente trabalhamos contra alguns mitos que nos deformam.

        Percebemos esta característica no filme quando o professor faz os alunos pensarem por si mesmo, tornando-os questionadores. Diferentemente do que os demais professores faziam. Em uma passagem do filme o referido professor diz aos alunos que é preciso estudar e aprender os pensamentos dos diversos pensadores, mas levar em conta o que achamos o que pensamos. Assim, a subjetividade é um dos pontos principais.

        Ao lado da Coragem tem-se a Tolerância, caracterizada pelo autor como a virtude que nos ensina a conviver com o diferente. A aprender com o diferente, a respeitar o diferente.

        Analisando as situações presentes no filme percebemos que o professor conseguia conviver com os outros educadores que eram contrários ao que ele acreditava ser o correto, entretanto, os outros educadores, por possuírem maneiras tradicionais de ensino não aceitavam as ideias inovadoras do professor. Podemos concluir que tais educadores eram intolerantes a uma nova maneira de aprender.

        Outra característica que permeia o âmbito de ensino é a Segurança, definida como competência científica, clareza política e integridade ética. São os conhecimentos técnico-científicos necessários para o desempenho de determinada profissão.

        Constatamos no filme a presença desta segurança vinda tanto do professor como dos outros educadores. Todos tinham os conhecimentos necessários para o ensino, o que os diferenciava era o fato dos educadores aplicarem apenas métodos tradicionais não se deixando levar pelos métodos desenvolvidos pelo professor Keating, pois com um método muito diferente de ensinar, o professor obtém admiração dos alunos ao mesmo tempo em que desperta a desconfiança e o estranhamento dos professores e da direção do colégio, que ver nos métodos de ensino do professor uma ameaça para seus tão renomados princípios.

        

A humildade que, de modo algum, significa falta de acato a nós mesmos, acomodação, covardia. Pelo contrário, a humildade exige coragem, confiança em nós mesmos, respeito a nós mesmos e aos outros.

        No filme o professor Keating, faz com que o adolescente reflita no que gosta, na realização do seu desejo, e não o que lhe é imposto. Para Freire a esperança e o otimismo são possibilidades gigantescas na possibilidade de mudança, onde o educador propor uma prática educativa na resolução do problema (1996). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com