TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Fílmica: Clube Do Imperador

Exames: Analise Fílmica: Clube Do Imperador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do filme Clube do Imperador

O filme Clube do Imperador narra a historia dentro de um colégio interno, onde o professor Willian Hundert busca moldar a personalidade dos alunos, a partir dos ensinamentos sobre o comportamento, a competitividade, a ética e o caráter do individuo no ambiente escolar, pois a escola St. Benedict's tinha como princípios básicos ensinar a seus alunos a ética, os valores e a conduta moral. Tudo sempre ocorria bem, mas após a chegada de aluno “arrogante e rebelde” filho de um político.

O aluno sempre usava sua arrogância e trazia problemas para a escola. O professor já estava acostumado com o comportamento e as atitudes de sua classe, mas com a chegada desse novo aluno passou a enfrentar um grande desafio, pois teria que levá-lo a ter o mesmo comportamento dos outros alunos.

Mas, a primeira impressão que aparece é que houve uma falha por parte da escola, pois nem a instituição e o professor conseguiram mudar o comportamento e o caráter de apenas um aluno. Assim, mesmo a escola sendo uma formadora de pensamento, conhecimento, e conceitos, essa responsabilidade não cabe apenas à instituição ou ao docente, mas sim a família, que é o alicerce estrutural do caráter do individuo, visto que este é formado no âmbito familiar e que dificilmente poderá ser transformado, devido à educação, os conceitos e valores que foram transmitidos para esse individuo durante seu processo formação como cidadão. Nesse sentido para Freire apud LAONE:

A Educação, não é uma doação ou imposição, mas uma devolução dos conteúdos coletados na própria sociedade, que depois de sistematizados e organizados, são devolvidos aos indivíduos na busca de uma construção de consciências críticas frente ao mundo.

No filme, os exemplos sobre caráter, comportamento, ética e valores são mostrados a partir do personagem de Sedgewich Bell, um aluno inteligente e de família influente, classe media alta, mas muito rebelde e que não conhece os princípios da virtude. Fica visível no filme que os pais de Sedgwich, nunca lhe deram muita atenção e que quase sempre faltavam dialogo, carinho e provavelmente não tiveram tempo para ouvi-lo e ensiná-lo outras aprendizagens que não são transmitidas pela escola.

Por isso na sala de aula Sedgewich Bell comporta-se de maneira grosseira, desleixada e sem mostrar nenhum interesse pelo conteúdo apresentado. Ele se opõe a proposta de formação do professor que tenta mudar seu caráter ensinando o que é certo, mas para Sedgewich Bell é muito difícil compreender o que é ser virtuoso. Desse modo, a relação professor e aluno se acentua quando o professor ajuda Sedgewich Bell à participar de um concurso, uma vez que o referido aluno não poderia fazer parte do concurso da escola.

Ao não respeitar as regras estabelecidas para vencer o concurso, o professor percebe que o aluno nada aprendeu com ele, com suas aulas e com seus ensinamentos, sente-se fracassado por não ter conseguido fazê-lo refletir sobre as velhas atitudes que ele ainda usava para alcançar suas conquistas futuras. Dessa forma, era necessário ajudá-lo a agir de acordo com os valores da escola, era preciso melhorar o seu comportamento, as atitudes e construir um caráter pautado nas boas virtudes e na moral dos bons valores.

No filme temos passagens que estão muito bem associadas com os ensinamentos de Freire sobre a educação na vida, da vida e para a vida toda, pois o professor mostra em gestos aos seus alunos a verem a importância de seus ensinamentos não apenas para a sala de aula, mas como algo que os levem a refletir sobre suas atitudes e comportamentos para toda a vida e que devem ser embasados em princípios, pois segundo Paulo Freire apud LAONE:

A Educação trás consigo um coeficiente muito grande de Esperança. Ela pode mudar muito a realidade, dependendo de como a aplicamos e da maneira que a concebemos. Nem tudo está perdido. Basta o trabalho educacional e teremos o que queremos, uma Educação verdadeira que dê conta da mudança da realidade

Assim, para Paulo Freire, devemos ter consciência da importância da escola e do educador para a formação de um cidadão, conscientizando-os sobre as responsabilidades, os bons costumes, a moral e a ética para a formação para no nosso caráter. Através do filme, podemos ter uma visão critica e construtiva a cerca dos valores transmitidos pela escola que estão muitas vezes implícitos nos conteúdos didáticos ensinados. É sabido que a educação enquanto um processo inicia-se primeiramente com a família através dos ensinamentos diários, cabendo a escola trabalhar estes ensinamentos visando levar o educando a compreender, a luz da razão, os conceitos, os deveres, os direitos e a ter um comportamento polido e ético na sociedade.

Para tanto, a nova LDB apud PEREIRA (p. 3), em um de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com