TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo cientifico

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

Alunos:

Adriany D. Vieira                                       RA:6814014139

Celso R. P. R. Sugahara                            RA: 6814008889

Claudenice R. dos Santos                          RA: 6247216630

Priscila Roccon Martins                            RA: 6826474343

Reginaldo B. do  Prado                                RA: 6617347638

Vania C. da Silva                                         RA: 6622352145


POR UM FIO

RESUMO

O que significa a morte, como podemos lidar com ela e aceitar o fato de que perdemos alguém querido para essa tal morte! Para muitas pessoas a palavra morte significa o fim da vida e muitos ainda não sabem como lidar com esse acontecimento tão doloroso. O livro por um fio traz relatos de um medico que dedicou toda sua vida para cuidar de portadores de doenças malignas como o Câncer e a AIDS que naquela época matavam milhares de pessoas sem ter a possibilidade de cura. Conta também como cada paciente reagia com o diagnostico do medico e saber que a doença tinha sim um tratamento por um tempo ate que indeterminado, mas não havia cura, e que em algum momento a morte viria. O livro nos mostra o quanto o medico tentou aliviar sofrimentos e prolongar as vidas de cada paciente que ele cuidou, cada experiência, cada caso diferente e com historias surpreendentes que vai levar pro resto da vida.

Palavras-Chave: Resenha do livro Por Um Fio de Dráuzio Varella.

ABSTRACT

What does the death, how can we deal with it and accept the fact that we have lost a loved one into such a death! For many people the word death means the end of life and many still do not know how to handle this event so painful. The book by a thread brings reports of a doctor who devoted his entire life to take care of patients with malignant diseases such as cancer and AIDS at that time killed thousands of people without having the possibility of cure.

Also tells how each patient would react with the medical diagnosis and knowing that the disease did have treatment for a while until undetermined, but there was no cure, and that at some point death would come. The book shows us how the doctor tried to ease suffering and prolong the lives of every patient he cared, every experience, every different case and amazing stories that will carry for life.

Keywords: Book Review For A Dráuzio Wire Varella.


  1. INTRODUÇÃO

O Medico – escritor Dráuzio Varella, relata histórias de pessoas que enfrentaram o problema de frente. Também enfrentam o medo da morte, onde há casos terminais de câncer e AIDS. “As mudanças de atitude diante do fim iminente vão mais no sentido da conciliação do que do desespero”. Embora tente controlar o sentimento em todos os textos nota-se a figura do médico compassivo. O livro revela assuntos dolorosos de doenças terminais. A convivência com a dor e com a perspectiva da morte no comportamento de pacientes e de seus familiares. Há narrativas tristes, mas também histórias de curas quase impossíveis, graças aos avanços da medicina, ou mesmo de existências que encerram com tranquilidade. E, ainda, episódios de mudança de vida, como se a visão da morte fosse um divisor de águas que confere novo sentido ao futuro.

Ele relata também a importância do apoio dos familiares com o doente, para enfrentar o tratamento do diagnostico para que o doente tenha uma boa aceitação mesmo porque o doente fica com a sensibilidade à flor da pele. Fala de um médio cancerologista e suas experiências cada caso e o quanto se dedicaram para cuidar e tratar cada paciente, um medico que dedicou toda sua vida e carreira para tratar de doenças terminais.

Esse livro e bem acessível ele nos ajuda a entender e resgatar uma reflexão de cada caso relatando sempre os princípios de humanização com o doente e seus familiares. Como lidar com a doença é a possibilidade de cura, tratar de um paciente com uma doença simples é mais fácil do que tratar de um com uma doença incurável. O conhecimento cientifico é necessário para que “o paciente tenha condições de aceitar o tratamento diminuindo a dor para que ele tenha uma morte tranquila”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (727.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com