TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias de Virginia Henderson

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  7.045 Visualizações

Página 1 de 7

  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Metodologia        4

1.2        Objetivo Geral:        4

1.3        Objetivos Específicos:        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        Virgínia Henderson        5

2.2        Teoria        5

2.3        Princípios básicos da teoria        6

2.4        Como a teoria afeta a pratica        7

2.5        As 14 teorias de Virgínia Henderson        8

  1. INTRODUÇÃO

  1. Metodologia

  1. Objetivo Geral:

  • Realizar uma análise reflexiva da teoria de Virginia Henderson, nomeadamente as concepções relacionadas com pessoas, saúde, cuidados de enfermagem e ambiente.
  1. Objetivos Específicos:

  • Breve histórico sobre Virginia Henderson;
  • Teorias;
  • Princípios básicos da teoria;
  • Como a teoria afeta a pratica;
  • As 14 teorias de Virgínia Henderson.
  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Virgínia Henderson

Virgínia Henderson nasceu em 30 de novembro de 1897 e faleceu em 19 de março de 1996, com 98 anos de idade. Licenciou-se na “Army School of Nursing”, Washington, D.C., em 1921 e posteriormente especializou-se como enfermeira docente, fazendo parte do corpo docente da “Columbia school”, entre 1930 e 1940. Virgínia Henderson ocupou a posição de Pesquisadora na Universidade de Yale no período de 1953 a 1971, e Pesquisadora Associada Emérita de 1971 a 1996.

Escreveu e editou várias versões do Livro Princípios e Práticas de Enfermagem, e em todas as edições de seu livro, para Henderson o paciente é a figura central dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajudá-lo a tornar-se independente na satisfação de suas necessidades o mais cedo possível. O objetivo principal de Virginia Henderson em seu conceito de enfermagem foi promover e aumentar a independência do paciente.

Virginia Henderson pode ter falecido no dia 19 de março, mas seu trabalho extenuante e amor por enfermagem continuam.

  1.  Teoria

Um conjunto de conceitos, definições, e propostas inter-relacionadas, que apresenta uma visão sistemática dos fenômenos, especificando relações entre variáveis, com proposito de explicar e prever os fenômenos”.

A Teoria das Necessidades de Enfermagem de Henderson é uma combinação da grande teoria e do modelo conceitual de enfermagem. Essas teorias têm traços da grande teoria, uma vez que abrange uma gama ampla e geral de enfermagem, mas não parece ser muito complexa. A teoria das necessidades também se assemelha a um modelo conceitual de enfermagem, uma vez que há claramente inter-relações entre conceitos e definições. A parte realmente interessante da Teoria das Necessidades de Enfermagem de Virginia Henderson é que ainda é tão aplicável à enfermagem hoje, sua teoria engloba toda a pessoa tanto mental como fisicamente.

  1. Princípios básicos da teoria

As ideias de Virginia Henderson vieram como resultado de estar descontente com a educação de enfermagem na época. Ela sentiu que o foco era demais nos procedimentos e na proficiência técnica. Os antecedentes em enfermagem comunitária, psiquiátrica e pediátrica também influenciaram seus pensamentos sobre enfermagem. Ela veio com sua Teoria das Necessidades de Enfermagem para esclarecer o que é a prática de enfermagem e sobre o que deve focar. Sua teoria enfatiza a importância de auxiliar o paciente na independência total o mais rápido possível, a fim de permitir o progresso contínuo após a alta hospitalar.

Além da sua famosa definição de enfermagem, as Teorias das Necessidades de Enfermagem de Virginia Henderson incluem e explica três níveis de relacionamentos de enfermagem / paciente, usa suas definições dos quatro metaparadigmas, de enfermagem como principais conceitos e categoriza atividades de enfermagem em catorze componentes com base na necessidade humana.

Os três níveis de relacionamentos enfermagem / paciente na teoria das necessidades são substitutivos, suplementares e complementares. É o trabalho das enfermeiras orientar o paciente para o papel mais independente, ele é capaz de ter.

  • Substituição

A enfermagem está fazendo para o paciente - quando o paciente não pode fazer nada para si mesmo.

  • Suplementar

Enfermagem está ajudando o paciente a atender suas necessidades - a enfermeira é um ajudante.

  • Complementar

Enfermagem está trabalhando com o paciente como parceiro. Neste ponto, a enfermeira serve como uma fonte de conhecimento e capacitação e é um mentor para o paciente em tomar decisões sobre seu plano de cuidados ("Virginia Henderson", 2011).

  1. Como a teoria afeta a pratica

O cuidado básico de Virginia Henderson com as necessidades de um paciente é usado no trabalho diário para enfermeiros. As enfermeiras promovem a saúde e a prevenção, bem como a cura de doenças e infecções. De acordo com o modelo de Henderson, a boa saúde é um desafio porque são afetadas por tantos fatores diferentes, como idade, antecedentes culturais, equilíbrio emocional e outros (" Virginia Henderson “, 2011).

Ela enfatiza a necessidade de enfermeiros e pessoal médico falar com pacientes sem usar grandes termos médicos, porque é grosseiro falar com os pacientes de forma tal que eles não conseguem entender. Ela acredita que os enfermeiros têm a responsabilidade de ajudar nossos pacientes a entender para que eles possam fornecer um feedback melhor e, essencialmente, um melhor atendimento pode ser dado então.

Exemplos que são utilizados nos cuidados de enfermagem diários são: manter os pacientes limpos, virar ou ajudá-los a levantar-se a uma cadeira, ouvir o paciente e ouvir o que eles estão preocupados ou preocupados. Os enfermeiros estão lá para ser um mentor para ajudar com o que os pacientes desejam de seus cuidados. A enfermeira também é, para garantir que o paciente tenha uma nutrição adequada, que eles estão eliminando os resíduos do corpo corretamente e, caso contrário, também ajudem. Os enfermeiros também estão se certificando de que o paciente está confortável, tudo isso é feito dia e noite até que o paciente possa cuidar de si mesmo. Os enfermeiros, acima de tudo, são defensores do paciente e os ajudam a fazer e ser mais independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com