TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sua Influência na Enfermagem VIRGINIA HENDERSON

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

CEDTEC- CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

ALESSANDRA FERREIRA ESTEVES TORRES

IANARA LIMA DE MIRANDA

JOICE PANHIS RAMOS

MARCILEIDE PEREIRA EFFGEN

MARIA SOLANGE SOARES

A TEORIA DE ENFERMAGEM DE VIRGINIA HENDERSON

SERRA-ES

2019

ALESSANDRA FERREIRA ESTEVES TORRES

IANARA LIMA DE MIRANDA

JOICE PANHIS RAMOS

MARCILEIDE PEREIRA EFFGEN

MARIA SOLANGE SOARES

A TEORIA DE ENFERMAGEM DE VIRGINIA HENDERSON

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Enfermagem da CEDTEC como requisito parcial de avaliação na disciplina de Introdução à Enfermagem, ministrada pela professora Maíra Costa Lopes.

SERRA

2019


RESUMO

Neste estudo Bibliográfico, foi realizado uma pesquisa a partir de artigos, livros e revistas a respeito de Virginia Henderson e como sua teoria teve um grande influencias na enfermagem. Com base nesses documentos podemos ressaltar que essas necessidades básicas apresentou uma enorme influência e aplicabilidade, pois trata de um conceito simples e de baixo custo. Foi então constatado uma melhora na qualidade de atendimento prestado pelo profissional da enfermagem, promovendo uma habilidade de vida ao satisfazer as carências humanas do paciente

Palavras chaves: Virginia Henderson, Teoria, Enfermagem, cuidados.

 


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2. Quem foi Virginia Henderson        6

2.1 Sua influência na Enfermagem        7

2.3 A Teoria das 14 necessidades        7

3 Virginia Henderson e o Cuidado da Enfermagem        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

 

 


  1.  INTRODUÇÃO

Foi realizado uma pesquisa que o seu objetivo era analisar a teoria de Virginia Henderson a respeito de seu interesse com pesquisas na enfermagem.  De acordo com pensadores é possível enfatizar que a atuação da enfermagem por muitos anos deu-se por meio de métodos intuitivos e não sistematizados evidenciando a falta de um corpo de conhecimentos específicos. Por se tratar de uma profissão cuja essência é a complexidade do cuidar, a enfermagem necessita de fundamentação teórica para orientar as ações assegurando a qualidade dos cuidados executados e obtenção dos resultados esperados (FAVERO; PAGLIUCA; LACERDA, 2013).

Para Silva et al. (2011) a enfermagem tem se tornado cada vez mais cientifico, entretanto há certa dificuldade por parte dos enfermeiros em operacionalizar e implantar os componentes estruturais das diferentes teorias no exercício de sua profissão.

George et al. ( 2000) aborda que a Teoria dos 14 componentes básicos conforme possui grande importância sobre a prática, investigação e ensino da enfermagem. O enfermeiro utiliza os 14 componentes para o atendimento de enfermagem básico na manutenção da saúde, recuperação e morte pacífica, dos quais se dividem em fisiológico, psicológico, da comunicação e aprendizagem, espiritual, ocupação e recreação.

Ao abordar as diferentes teorias de enfermagem, se torna de total importância estudar e conhecer sua finalidade na prática e pesquisa da enfermagem. E foi levantado em questão os componentes levantados por Virginia Henderson e seu marco na enfermagem, sua obra trouxe grande impacto e influência no campo da enfermagem.


  1.  Quem foi Virginia Henderson

Virginia Henderson nascia em 30 de novembro de 1897, na cidade de Kansas City nos EUA. E seu interesse e curiosidade por enfermagem surgiu quando Virginia se alistou na escola do exército ( Army School of Nursing), em Washington, D.C.

Por volta de 1926 voltou seus estudos na “ Columbia University Teachers College”, para se especializar como enfermeira docente, sendo assim em 1930 e 1940 entrou para o corpo docente de “ Columbia School”. Ela também escreveu e editou várias versões do livro “ The Principles and Practice of Nursing”, Henderson veio a falecer em 1996.

Para Henderson, o ser humano é o foco dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajudá-lo a tornasse independente na satisfação das suas necessidades o mais cedo possível.


2.1  Suas influência na Enfermagem

IDA ORLANDO: Influência no conceito de relação enfermeiro / paciente.

EDWARD THORNDIKE: Psicólogo, que dirigiu seus estudos sobre as necessidades fundamentais dos seres humanos. Ele observou a importância do papel da família

GEORGE DEAVER: Médico do instituto de reabilitação onde Henderson fez seu estágio. Ele observou a importância da reabilitação na recuperação da independência do paciente.


2.2 A Teoria das 14 necessidades

Virginia Henderson constituiu a teoria em 14 necessidades básicas de todo indivíduo e inclui fenômenos dos seguintes domínios do paciente: fisiológico, psicológico, sociocultural, espiritual e de desenvolvimento.

A teoria de Henderson se inclui como uma utilidade humana essencial, aonde o foco se baseia no cuidado com o indivíduo, se baseando em uns dos seus 14 componentes de cuidados básicos da enfermagem. Henderson lida com abordagem holística que pode ser considerada como interação humana. Para Henderson, apresentada por Furukawa e Howe (1993), estando em inter-relacionamento a mente e o corpo são inseparáveis para o desenvolvimento das funções do ser humano e que o enfermeiro convive num ambiente de sociedade. Sendo ligado constantemente ao seu próximo.

A respeito das questões culturais a teoria de Virginia Henderson foi empregada afim de saber as necessidades básicas é afetada e que mudanças e adaptações têm de ser feitas para satisfazê-los e quais reinterpretações e estratégias são postas em prática para minimizar o impacto do choque cultural, dessa forma, procura-se assistir ao ser em uma forma integral (RUA; PITA-VIZOSO; GOMEZ-BESTEIRO, 2010).

Segundo Henderson (1969), o momento básico do cuidado de enfermagem pode ser derivado das necessidades humanas assim como de todos os serviços de saúde prestados ao paciente. A visão holística está relacionada as necessidades dos seres humanos e a enfermeira tem sido associada como “mãe profissional”, onde ela cria um ambiente harmonioso e interativo entre profissionais, clientes pacientes e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com