TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Saúde Do Trabalhador

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA – SAUDE DO TRABALHADOR

Os serviços de enfermagem podem ser oferecidos em diversos ambientes de trabalho ligados à Saúde do Trabalhador ou diretamente com a assistência em diversas especialidades. Os hospitais são o ambiente de trabalho onde mais há atuação da enfermagem, compondo equipes de nível superior, técnico e auxiliares.

Considerando os riscos laborais, faça uma síntese de 3 tipos de riscos laborais aos quais os enfermeiros estejam expostos trabalhando num hospital.

RESPOSTA:

Os riscos à saúde do trabalhador de enfermagem podem ser divididos nas seguintes categorias: biológicos, químicos, físicos, ergonômicos/psicossociais e acidentes. A atividade de enfermagem é feita em ambiente hospitalar, onde os riscos são vários ao bem estar do profissional dessa área, dentre todos os riscos podemos citar os:

Riscos químicos: Nas atividades de enfermagem o profissional está exposto a diversos produtos químicos, desde produtos de limpeza, a drogas. Poeiras, fumaças, gases diversos, e químicos em geral, vapores anestésicos, antissépticos, esterelizantes estão em contato constante com o enfermeiro. Para prevenir esses riscos, é importante que a instituição de saúde forneça Equipamentos de Proteção Individual aos seus funcionários e forneça orientação e treinamento para utilização dos mesmos.

Riscos biológicos: O maior de todos os riscos da atividade de enfermagem, o profissional está em constante contanto com patógenos infectocontagiosos como vírus, bactérias, fungos, micro-organismos, material infectocontagioso, perfurocortantes. Para prevenir esses riscos é necessário que haja descartes adequados de materiais, uso de EPIs como luvas e máscaras e que haja protocolos de segurança para manipular esses materiais e que esses protocolos sejam seguidos por todos os profissionais.

Riscos físicos: também bastante importante, as radiações das maquinas de radiologia, frio, calor, umidade, ruídos, vibrações, pressões anormais, iluminação inadequada, falta de sinalização adequada, espaço físico inapropriado, entre outros fatores. Para prevenir os riscos físicos, é fundamental que o ambiente de trabalho seja adequado, com boa ventilação e iluminação, boa sinalização, espaço físico adequado (entre leitos, por exemplo), limpo e com boas condições como banheiros adequados.

 

OBRIGADA!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com