TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps humanizacao

Por:   •  5/4/2015  •  Dissertação  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

ENFERMAGEM EM ARTE DE CUIDAR

Antes o hospital era basicamente um local aonde servia como abrigo para pobres e doentes que não tinham condições de se tratar em suas casas, e acabavam procurando instituições(hospitais) para receber o tratamento ou até mesmo morrer.

Os hospitais até o século XVIII,esteve sob péssimas condições devida à predominância de doenças contagiosas e pela falta de profissionais para cuidar dos doentes.

Quando falamos em cuidado falamos em afeto,compaixão,diligência, zelo,atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro,geralmente em situações diversas,quer na dimensão pessoal,quer na social.

Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si,começando pela valorização pela própria vida para respeitar a do outro em suas escolhas,inclusive a escolha da enfermagem como profissão.

Ao inserir o cuidado de enfermagem no âmbito político e ético,entendemos parte significativa na formação do enfermeiro o estudo das humanidades,em geral.O cultivo das humanidades contribui para o hábito do pensamento crítoco,se o qual o cuidado em enfermagem não pode sustentar-se com premissa de apoio a vida humana associada.

O processo de cuidar na enfermagem.

O cuidado faz parte da vida do ser humano desde os primórdios da humanidade, como resposta ao atendimento às suas necessidades. Para realizar o cuidado.

O instrumento para a realização do cuidado é o processo de cuidar mediante uma ação interativa entre o enfermeiro e o paciente. Nele, as atividades do profissional são desenvolvidas “para” e “com” o paciente, ancoradas no conhecimento científico, habilidade, intuição, pensamento crítico e criatividade e acompanhadas de comportamentos e atitudes de cuidar/ cuidado no sentido de promover, manter e/ou recuperar a totalidade e a dignidade humana.

O enfermeiro tem uma função fundamental na equipe de saúde, já que, por meio da avaliação clínica diária do paciente, poderá realizar o levantamento dos vários fenômenos, seja na aparência externa ou na subjetividade do ser humano. Igualmente poderá providenciar para que o paciente seja atendido nos mais diferentes segmentos da equipe de saúde e/ou de enfermagem.

Enfermagem e a arte de cuidar.

O ato de cuidar desvela o existencial, de onde derivam sentimentos, atitudes e ações, como vontades, desejos, inclinações e impulsos, ou seja, o homem perante o mundo, os outros, e a si mesmo. Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro, em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

Resgate histórico: enfermagem e a arte de cuidar.

Antes do período da emergência da medicina científica, o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar, procurando as instituições para receber o devido cuidado ou o último sacramento e morrer.

Naquela época os hospitais estavam sobre péssimas condições, devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com