TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencia E Humanização

Trabalho Universitário: Atps Ciencia E Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Diante os artigos lidos sobre o tema de tecnologias assistências em enfermagem tiramos pontos básicos para se entender o que isso significa dentro da enfermagem. Iniciando do principio que a enfermagem é a uma ciência cuidadora e o papel dela é trazer conforto ao paciente e promover a saúde coletiva que são técnicas e conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionadas a saúde da população ou de determinado grupo com o objetivo de promover a melhora na qualidade de vida das pessoas. A tecnologia como equipamento é um componente importante, mas não se restringe á tecnologia em si. A tecnologia expressa o avanço da ciência, acompanhando a evolução histórica da humanidade, a evolução trouxe um grande impacto na área de saúde, modernizou e trouxe tecnologias de alta qualidade para os tratamentos de saúde. Contribuindo bastante no tratamento de doenças dando melhor qualidade de vida aos pacientes e isso não esta associado somente as maquinas essas tecnologias podem ser de vários tipos:

Tecnologias educacionais- envolve o processo de ensinar e aprender, utilizadas entre educadores e de forma educação formal-acadêmica, formal-continuada.

Tecnologias Assistenciais- (dispositivos para a mediação de processos de cuidar, aplicadas por profissionais com os clientes-usuários dos SUS - atenção primária, secundária e terciária).

Tecnologias Gerenciais- utilizadas por profissionais nos serviços e unidades dos diferentes sistemas de saúde). Nesta classificação não há menção a tecnologias educacionais para educação comunitária, o que nos interessa aqui destacar.

Sendo assim, Mehry estabeleceu tipos de Tecnologia para a área de Saúde agrupando-as e definido-as como: leve, leve-dura e dura.

Considerar tecnologia leve é expressar um processo de produção da comunicação, das relações, de acolhimento, de autonomização, de vínculos que conduzem ao encontro dos usuários com as necessidades de ações na saúde. A tecnologia leve-dura incluindo os saberes estruturados representados pelas disciplinas que operam em saúde, a exemplo da clínica médica, odontológica, epidemiológica, enfermagem, entre outras. A tecnologia dura pode ser representada pelo material concreto como equipamentos tecnológicos (hardware), mobiliário tipo permanente ou de consumo, normas e rotinas, estruturas organizacionais. Apesar de se interrelacionarem, o tipo de tecnologia pode pender em importância conforme a área em que o profissional/pessoa humana atua.

No que se resume tecnologia em saúde são medicamentos, equipamentos, procedimentos técnicos, sistema organizacionais, educacionais de informação e de suporte e programas assistenciais por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestado á população. Podemos classificar como preventivas, diagnosticas, terapêuticas e de reabilitação. E seu objetivo geral é o beneficio da saúde a ser obtido com os recursos existentes para assegurar o acesso da população as tecnologias disponíveis para o sistema de de saúde, em condições de segurança, efetividade e equidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com