TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Sobre Abordagem aos Estilos de Liderança

Por:   •  5/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Aula sobre Abordagem aos estilos de Liderança

  1. Desenvolver uma síntese, trazendo os principais estilos de liderança e como estes podem afetar o trabalho da enfermagem.

Os principais estilos de liderança são eles: Visionário, Conselheiro, Relacional, Pressionador, Dirigista.

  • Visionário: Perceber o futuro e colocar na alma das pessoas a possibilidade de conquista, como também ver um problema mostra para as pessoas a oportunidade de superar aquele problema e adquiri um aprendizado.
  • Conselheiro: Se caracteriza por dedicar tempo para prestar atenção às pessoas e atender as suas necessidades. Tendo conversas profundas com as pessoas, valorizando seus interesses pessoais, seus sonhos e tentando ligar o que a pessoa quer com as metas da empresa.
  • Relacional:  A liderança relacional, cria um clima de harmonia e constrói laços emocionais entre os membros. As pessoas são colocadas em primeiro lugar, sendo o enfoque a empatia no relacionamento e na comunicação, sendo adequado para a resolução de conflitos existentes no seio da equipe ou para motivar os colaboradores em períodos de stress.
  • Pressionador: Coloca elevados padrões de desempenho aos colaboradores, exigindo que executem as tarefas segundo as suas diretrizes e no imediato, sendo mais efetivo quando se pretendem resultados rápidos, numa equipe que possui elementos competentes e motivados.
  • Dirigista: Exige concordância e obediência imediata, estando orientado para a execução dos objetivos, iniciativa e autocontrole. Este estilo obtém os melhores resultados em situações de crise, de forma a inverter o curso dos acontecimentos.

Cada um deles com suas características sendo positivas e negativas, devendo ao meu ver alterna-las de acordo com o ambiente e necessidade da situação.

Na enfermagem um líder eficiente é capaz de identificar as necessidades de seus liderados e ajustar suas ações de acordo. Ele mantém a equipe motivada, em desenvolvimento constante e muito mais produtiva!

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (111.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com