TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação da abordagem do conteúdo em sala de aula e sugestões para correlação e inserção do ensino de História da América

Por:   •  13/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Observação da abordagem do conteúdo em sala de aula e sugestões para correlação e inserção do ensino de História da América

A observação de estágio docente foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Irati – PR, no dia 13 de junho de 2016. Na parte da manhã foram observadas algumas turmas do 9.º ano do ensino fundamental, onde o tema trabalhado foram os fatores que antecederam a Segunda Guerra Mundial.

A primeira turma observada foi o 9.º E, onde a professora, ao chegar, levou cerca de dez minutos para organizar a turma e fazer a chamada. Logo, utilizando o livro didático, começou a explanar sobre a chegada do nazismo ao poder e seus discursos socialistas, além do controle social por meio da xenofobia. Em seguida explicou o contexto político e econômico da Alemanha antes da Segunda Guerra, a quebra da bolsa de Nova York em 1929 e seus desdobramentos em crises, afetando os países que tentavam se recuperar da Primeira Guerra, incluindo a Alemanha, que era devedora dos Estados Unidos.

A professora soube conduzir bem a aula, falando com clareza e prendendo a atenção dos alunos e além do livro didático, fez citações de um romance de Augusto Cury, intitulado “O Colecionador de Lágrimas”, para evidenciar os horrores vivenciados com o nazismo e o lado dos perseguidos.Em seguida, foram distribuídos temas para apresentações orais sobre os motivos que levaram à Segunda Guerra.

Com isso, sugerimos à professora que poderia ser trabalhado o racismo de antes e de hoje, relacionando com a História da América, falando-se de um tratamento dado de maneira diferente à raças inferiores, procurando sua escravização ou extermínio, demonstrando que isso não foi exclusivo do nazismo e voltando a atenção para o que aconteceu na América, quando chegaram os europeus e também para mostrar a visão dos povos que aqui se encontravam no momento da conquista.

Depois, as turmas observadas foram o 9.º C e em seguida, o 9.º A, onde o conteúdo das aulas foi o mesmo primeira, variando apenas em intensidade de atenção por parte dos alunos, uma turma mais e outra menos atenta. A última aula foi no 9.º D, onde segundo a professora, os alunos eram mais disciplinados e estavam mais adiantados no conteúdo anual e passou a falar mais abertamente sobre governos autoritários, nazi-fascismo, pan-germanismo, arianismo e explicou como se deu a adesão ao nazismo pela força popular, além do apoio de grandes industriais e do exército.

Para a próxima aula do 9.º ano D, a professora planejou passar um filme sobre autoritarismo e a mentalidade alemã. Sugerimos então que poderiam ser relacionados os governos autoritários com a História da América e os americanos sob o domínio europeu, além da adesão popular a exércitos e a causas exteriores por diferentes pretextos, como aconteceu com povos americanos, que aderiram ao exército espanhol, para atacar rivais de outros grupos indígenas, como astecas, incas e outros.

No período da tarde, foram observadas algumas turmas do 6.º ano, que estavam estudando o tema do Egito Antigo. A didática no 6.º ano é bem diferente do 9.º ano, onde a conversa é mais aberta. A entonação da voz é mais firme, o conteúdo é apresentado de maneira mais vagarosa e a linguagem é mais simples, para focar na aprendizagem e respeito à professora, em vista de que devido à idade, as crianças podem mais facilmente fazer algazarras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com