TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava nutiçao

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Este relatório é um estudo de caso para buscar a recuperação da saúde do paciente cujo sexo masculino de 59 anos, que após ser submetidos a exames especifico foi diagnosticado câncer de esôfago do tipo carcinoma espinocelular no estágio lll.  Após esse diagnóstico o cliente passou por cirurgia de retirada do tumor e devera dar inicio a quimioterapia, porem, apresenta uma possível desnutrição segundo avaliação medica.
             Nos da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN), avaliamos o cliente através da triagem de risco nutricional, utilizando a avaliação nutricional subjetiva global (ANSG), sendo esse o método padrão de avaliação de clientes com câncer, chegamos à conclusão que o cliente necessitaria de atenção nutricional levando em consideração a dificuldade para alimentação devido ao estreitamento do esôfago pelo tumor ou efeito colateral quimioterápico.

A conduta nutricional a ser seguida foi a Terapia Nutricional Enteral (TNE), que consiste na alimentação liquida através de sonda, altamente nutritiva, diretamente ao estomago ou intestino (Duodeno / Jejuno). Contudo se o cliente ainda apresentar déficit de nutrientes poderá ser administrada a dieta através da Nutrição Parenteral por via endovenosa complementando a Nutrição Enteral.

Em ambas as terapias nutricionais o enfermeiro tem o papel de observar como esta sendo a manipulação dessa nutrição e os acessos, para que não ocorra contaminação microbiana da dieta, obstrução da sonda ou cateter venoso (central / periférico). Tendo isso em vista e trabalhando em equipe, podemos contribuir para o bem estar do cliente e um bom estado nutricional.

Referências Bibliográficas

http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201402/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4255

http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201402/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4256

http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201402/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4257

http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201402/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4259

http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201402/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4258

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (150.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com