TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOQUIMICA – APOLIPROTEINAS – Ciclopentanoperidrofenantreno

Por:   •  20/3/2016  •  Ensaio  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

BIOQUIMICA – APOLIPROTEINAS – Ciclopentanoperidrofenantreno –

Aula Americo – 18/nov.

O Fígado produz: trigliceris, ácidos graxos líquido, lipídios, inclusive colesterol, etc... , não pode ficar armazenado se não entra em esteatose, se o fígado ficar produzindo gorduras demais, corre o risco de perder a sua função, podendo evoluir de uma esteatose para uma necrose em casos mais graves, cirrose hepática em casos extremos; mas ... para não acontecer isso, o fígado lança essas gorduras, joga pro plasma e joga para o sangue, o problema e que o LIPIDIO odeia sangue, porque ? sangue e liquido (água) ...a gordura não se dá bem com a água, então como a gente consegue pegar e jogar a molécula de gordura da dieta que a gente produz para circular no sangue, é  importante lançar essa gordura  para o resto do corpo, todas as células são feitas de fosfolípideos, hormônios são feitos de lipídeos, ter LIPIDIO e super importante,  + tem que ir para os lugares certos, então o fígado quer mandar esses lipídeos para o resto do corpo, mas tem que jogar no sangue direto é um problemão, provavelmente vai circular e vai formar uma placa de arteroma, então o que o fígado faz?

O fígado vai pegar essa gordura toda e vai criar uma bolinha que chamamos de lipoproteína, vai pegar algumas proteínas e misturar com lipídios e vai ficar formando uma espécie de um pacote, é como se pegasse a gordura empacotasse com proteínas e ai lançar isto na corrente sanguínea, são lipoproteínas ou apolipoproteinas. Gorduras não se guarda no fígado e sim nos adipócitos (células que armazenam gordura ou reservas de gorduras), o problema e a gordura livre, pois pode acabar se depositando em uma da artéria, através da corrente sanguínea.

Essa gordura solta forma uma placa de ateroma, o excesso de LDL aumenta o risco de formar placa de ateroma.

Como funciona :

O fígado lança  VLDL – Very Low Density Lipoprotein

Lipoproteina de Densidade Muito baixa -  transporta o triacilglicerol endógeno 

IDL – Intermediary Density Lipoprotein

lipoproteína de densidade intermediaria – formada na transformação de VLDL em LDL

LDL – Low Density Lipoprotein  - Lipoproteina  de densidade baixa

“mau colesterol” , transporta e deposita  colesterol na  parede das artérias (ateroma), em excesso acelera e inicia o processo de aterosclerose (acúmulo de gordura na artéria) bloqueando o fluxo sanguíneo (isquemia) em diversos órgãos.

HDL – High Density Lipoprotein – Lipoproteina de densidade alta

Seus níveis aumentados no sangue estão associados a diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio e doenças isquêmicas. Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo seu deposito e obstrução de vasos. “bom colesterol”

Princi

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com