TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica Distúrbio Acido-Básico

Por:   •  15/6/2020  •  Artigo  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2


Bioquímica

(Caso Clínico AP1)

Distúrbio acido-básico

Um paciente apresenta uma pressão parcial de oxigênio de 50mmHg, pressão arterial de dióxido de carbono de 60mmHg e um valor de pH arterial igual a 7,36. Classifique que tipo de distúrbio acido-basico o paciente apresenta e formule uma hipótese diagnóstica sobre a causa.

R: Diante do caso clínico apresentado é possível avaliar os seguintes parâmetros: pCO2 de 60mmHg (referência:35-45mmHg), o aumento da pressão arterial do dióxido de carbono nos indica um quadro de hipercapnia em andamento, deccorente disso uma diminuição de frequência e/ou volume respiratório o pO2 50mmHg (referência: 80 a 100 mmHg), resultando em hipoxia tipicamente acompanha a hipoventilação. E o pH arterial igual a 7,36 (referência:7,35 a 7,45) no limite inferior do normal pode nos indicar um possível início de acidose.

Distúrbio acido-básico: Acidose respiratória, resultante de uma ventilação reduzida, levando a uma elevação na concentração de dióxido de carbono (PaCO2).

Possível diagnóstico: Condições que podem interferir, resultando no funcionamento correto da respiração, geralmente são ocasionadas por Pneumonia, DPOC, edema das vias respiratórias.

(Caso Clínico AP2)PDF Download

Beta oxidação

  • Paciente F.S.C chega a UPA do HRS com Fraqueza muscular e letargia (perda de sensibilidade) após a ingestão de alimentos e náuseas; fadigas muscular regularmente hepatomegália discreta, fraqueza muscular das extremidades, restante exame objetivo normal.
  • Terapêutica com soro glicosado e dieta pobre em gorduras, verificando se melhoria clínica
  •  BIÓPSIA MUSCULAR células musculares preenchidas com vacúolos contendo lipídios, concentração elevada de Triacilgliceróis e concentração baixa de carnitina (1/6 do normal).
  • Qual o motivo da fraqueza muscular?

Devido à falta de energia, alimentação fraca afetando a glicolise.

  • Porque os vacúolos foram preenchidos por lipídios?

Devido a elevação dos níveis de triglicerideos

  • O que justifica a elevada concentração de triglicerídeos?

       Baixo teor de carnitina

(Prova AP2)

Distúrbio acido-básico

Qual tipo de distúrbio acido-basico a Diabetes mellitus descompensado pode levar? Justifique *

A Acidose metabólica do tipo Cetoacidose, causada pela diabetes mellitus é a principal causa de cetoacidose, que ocorre pelo aumento do metabolismo de ácidos graxos e acúmulo de corpos cetônicos.

Glicólise

Durante o processo de respiração celular, ocorre a quebra da molécula de glicose em duas moléculas de piruvato na fase da glicólise. Qual é o saldo energético dessa etapa? *

2 ATP e 2 NADH.

Fosforilação oxidativa

Vários mecanismos podem ser utilizados para intervir no processo da fosforilação, tais como, o cianeto que funciona como veneno porque ele inibe o complexo IV, tornando-o incapaz de transportar elétrons. Como pode o envenenamento pelo cianeto afetar 1) a cadeia transportadora de elétrons e 2) o gradiente de prótons na membrana mitocondrial interna? Explique *

A cadeia transportadora de elétrons vai rapidamente se retrair e parar. Se os elétrons não se moverem pela cadeia transportadora, os prótons não serão mais bombeados para fora da matriz e dentro do espaço intermembranar. Como os prótons presentes no espaço intermembranar já vão a favor de seu gradiente para dentro da matriz, eles não serão repostos, e o resultado fará com que o gradiente enfraqueça consequentemente suma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com