TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS MORFOFUNCIONAIS MOLECULAR

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

[pic 1]

ROSIMERE DE BRITO MESQUITA

ATIVIDADE RELACIONADA À FORMAÇÃO DO ENCÉFALO

 

RIO BRANCO – AC

2016

ROSIMERE DE BRITO MESQUITA [pic 2]

ATIVIDADE RELACIONADA À FORMAÇÃO DO ENCÉFALO

Trabalho Acadêmico, relacionado à Formação do Encéfalo, entregue a disciplina de Morfofuncional II, valendo como requisito parcial para obtenção de nota b1, entregue a Prof. Antônio Carlos Souza Pinheiro

RIO BRANCO - AC

2016


[pic 3]

CMF II – QUESTIONÁRIO

ANATOMIA – FISIOLOGIA- EMBRIOLOGIA

PROFESSOR ESP: ANTONIO CARLOS PINHEIRO

ACADÊMICA: ROSIMERE DE BRITO MESQUITA – 2º Período

01. Defina brevemente o que é.

Sinapse: São zonas ativas de contato entre uma determinação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares. Do ponto de vista anatômico e funcional uma sinapse é composta por três grandes compartimentos membranas pós-sináptica. Os principais tipos de contato sináptico axo-somático (um entre axônio e um corpo celular), axo-dendrítico (entre uma terminação nervosa e a célula efetora, fibras muscular lisa, fibra muscular cardíaca célula fandular) neuromuscular (entre a terminação muscular esquelética).

Acetilcolina: ACH é um hormônio neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso central periférico. Trata-se de uma molécula simples produzida no citoplasma das terminações nervosas, sendo derivado da colina (componentes da lecitina) a qual surge da reação desta com a acetil- CoA na presença da enzima colina da acetil-transferase (CHAT).

Noradrenalina: Também chamada de Norepinefrina é uma das monomanias também conhecidas catecolaminas, que mais influencia o humor e ansiedade, sono e alimentação junto com a serotonina, dopamina e adrenalina.

Adrenalina: A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas suprarrenais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as suprarrenais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.

Receptor: É estrutura que reconhece um estímulo no, ambiente interno ou externo de um organismo.

Gânglio: É um conjunto de pilhas de nervos encontradas no sistema nervoso periférico. As pilhas que são específicas a um gânglio são chamadas pilhas do gânglio.

Sistema Nervoso Somático: É uma parte do sistema nervoso. O sistema somático basicamente é composto pelos nervosos e neurônios, que atuam como receptores das ordens enviadas pelo cérebro e transmitidas pela medula, realizando todas as atividades chamadas voluntárias pelo sistema nervoso como mexer os braços ou pernas outras que realizamos conscientemente.

Sistema Nervoso Autônomo: É um sistema que controla o meio interno do nosso corpo, ou seja, as funções internas do organismo, como por exemplo, a musculatura lisa da parte do estômago, íris dos olhos, etc.

Neurotransmissor: É um mensageiro químico que carrega, aumenta e modula sinais neurônios e outras células do corpo.

02. Quem constitui o SNC? É formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo fica protegido pelo crânio, enquanto que a medula espinhal fica protegida pela coluna vertebral.

03. Quem Constitui o SNP? É constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central a diversas partes do corpo humano.

04. Qual a função do tálamo? Transmissão de impulsos sensitivos originais da medula espinhal, do cerebelo, do tronco encefálico e de outras regiões do cérebro até o córtex cerebral. Desempenha um papel importante na cognição obtenção de conhecimento e na consciência. Ajuda na regulação das atividades autônomas.

05. Qual a função do Hipotálamo? Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos, controla e regula o temperamento do corpo humano, atua no controle das emoções e comportamento (funções nascidas em conjunto com sistema límbico), age no controle de vários hormônios pela hipófise, age nos processos relacionados ao desejo sexual, regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigílias e sono).

06. Quem são os receptores Adrenérgicos? Pertence a classe de receptores ligada á proteínas G e que são alvos das catecolaminas. Os receptores adrenérgicos são ativados por seus ligantes endógenos, as catecolaminas: adrenalinas (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina).

07. Quem são os receptores Colinérgicos? É uma proteína integral de membrana que gera resposta a parir de uma molécula de acetilcolina.

08. Explique nome do processo de evolução do sistema nervoso e os estágios de transformação da placa neural para tubo neural. A formação da placa neural é induzida pela notocorda em desenvolvimento. Por volta da 18º dia, a placa neural se invagina ao longo do eixo central, formando o sulco neural mediano com pregas neurais em cada lado. No fim da terceira semana as pregas neurais começam a aproximar-se e a se fundir, formando o tubo neural, primórdio do SNC. Este logo se separa do ectoderma da superfície, se diferencia e forma a epiderme da pele. A fusão das pregas neurais avança em direção cefálica e caudal, permanecendo abertas na extremidade cranial-neuroporo rostral até o 25º dia e na extremidade caudal – neuroporo caudal até 27º dia. Concomitante a esse processo as células da crista neural migram, a crista neural. Logo, a crista se separa em duas partes direita e esquerda, e origina os gânglios espinhais e os gânglios do sistema autônomo e as meninges.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com