TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS IMUNE E HEMATOLÓGICO

Por:   •  14/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DELTA UNIME SALVADOR[pic 1][pic 2]

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS

IMUNE E HEMATOLÓGICO _ 2020.1

Professor(a): Maísa Santos da Fonseca

Atividade em sala: Valor 300 pontos

Nomes:  

1 – Kananda Rodrigues da Silva                                3 – Rejane Santos de Jesus

2 – Mariana Ribeiro dos Santos

Turno: Noturno (Nutrição – 3° semestre)

Data:  08/04/2020

 

ATIVIDADE 03 – HEMOGRAMA

 

 

Questão 01. (UNINASSAU - modificado) A.M.S., 21 anos, procurou o médico queixando-se de fortes dores de barriga, associadas à diarreia leve e leve náusea. Em seu histórico esse paciente alegou ter feito uma viagem recentemente para o interior para visitar seus avós, local onde, devido ao calor, resolveu tomar banho em um dos rios da região.

 

Resultado do hemograma:

 

[pic 3] 

 

Com base na análise desse hemograma, nos sintomas e no histórico relatado pelo paciente, identifique o tipo de alteração ocorrida no hemograma (caso haja) e aponte quais as principais causas que podem levar a esse tipo de alteração hematológica, baseado no histórico do paciente.  

Resposta:

Ao observar o hemograma do paciente, verifica-se um alto número de Leucócitos. Essas células, conhecidas também como glóbulos brancos, são responsáveis pela defesa do organismo. Isso quer dizer que elas destroem os agentes estranhos, como bactérias e vírus, causadores de infeções e doenças. Além disso, também consta no exame uma alteração do número de Eosinófilos, um dos tipos de Leucócitos. O aumento desse tipo de célula de defesa pode significar uma resposta a reações alérgicas ou infecções por parasitas. Portanto, ao analisar as queixas mencionadas e o seu histórico, possivelmente a pessoa esteja com algum tipo de parasitose.

 

Questão 02. (FMJ - modificado) O técnico de laboratório do setor de emergência de um grande hospital é requisitado para fazer o hematócrito de três diferentes pacientes. Neste exame, pesquisasse a massa total de células sanguíneas por unidade de volume. Uma vez que o número de hemácias predomina largamente sobre os demais elementos figurados (há normalmente 500 hemácias para cada leucócito e 30 minúsculas plaquetas), o valor do hematócrito depende praticamente do volume ocupado pelos glóbulos vermelhos. Observe alguns dados sobre os pacientes:

 

  • paciente 1 era morador de cidade em altitude elevada;
  • paciente 2 teve forte desidratação;
  • paciente 3 sofria de severa anemia.

 

Em qual (is) paciente(s) o hematócrito poderá apresentar valores acima do normal? Quais tipos de alteração podem ser observadas em cada caso? Justifique sua resposta.

Resposta:

Os pacientes 1 e 2 apresentaram valores acima do normal.

- paciente 1 (hematócrito acima)

A altitude elevada faz com o ar seja rarefeito, ou seja, menos denso. Essa condição atmosférica provoca uma baixa saturação do oxigênio nas hemoglobinas. Por conseguinte, os rins produzem o hormônio Eritropoetina, que é responsável por uma maior produção de hemácias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (103.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com