TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

II Estudo Extraclasse – Ciências Morfofuncionais I

Por:   •  8/6/2016  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

II Estudo Extraclasse – Ciências Morfofuncionais II (BIS - 2014.1)

1 – Foi descrito que uma criança nasceu sem pele. Isso é possível? Se sim, essa criança poderia sobrevier?

2 – Uma pessoal de pele escura apresentou manchas brancas de pela na face, no tórax e nos membros. Ela também tinha pelos hipopigmentados. Como podemos chamar essa condição e por que ocorre? Existe algum tratamento para esses defeitos na pele?

3 - Alguns meninos têm as mamas aumentadas ao nascimento. Isso indica algum desenvolvimento sexual anormal? Alguns meninos desenvolvem mamas durante a puberdade. Por que isso pode acontecer?

4 – Uma criança recém- nascida tinha um tufo de pelos na região lombossacral das costas. O que este tufo de pelos provavelmente indica? Esta condição é comum? Esta anomalia é clinicamente importante?

5 - Uma criança nasceu com uma pequena mancha vermelho - clara , irregular , na superfície posterior do pescoço . Estava no mesmo nível da pele circundante e tornava - se mais clara quando levemente pressionada. Dê o nome desta anomalia congênita. O que estas observações provavelmente indicam?  Esta condição é comum? Há outros nomes para esta anomalia da pele?

6 – uma menina desenvolveu uma mama na axila durante a puberdade. Ela tambem tem mamilos extras em seu peito. Qual é a base embriológica para essas anomalias?

7- uma criança nasceu com dois dentes. Esses dentes seriam normais? Isso acontece com frequência? Eles são frequentemente extraídos?

8 - A dentição primária de uma criança apresenta uma cor castanho - amarelada e certa hipoplasia do esmalte . A mãe lembrava que lhe haviam sido administrados antibióticos durante o segundo trimestre da gravidez.  Qual é a causa provável das manchas dos dentes da

criança? A disfunção de que tipo de células causaria hipoplasia do esmalte? A dentição secundária também será manchada?

9 - A pele de um recém - nascido apresentava uma cobertura parecida com colódio, que sofreu fissuras e esfoliações logo após o nascimento. Mais tarde, desenvolveu - se ictiose lamelar. Descreva brevemente esta condição. Isto é comum? Como esta anomalia é herdada?

10 - Uma mulher parece ter mamilos acessórios em sua axila e em seu abdome bilateralmente. Qual é a base embriológica desses mamilos adicionais e porque ocorrem nesses locais?

11 - Uma criança recém-nascida apresenta dois dentes incisivos mandibulares irrompidos. Como são chamados estes dentes? Esta anomalia é comum? Estes são dentes supranumerários? Quais os problemas e/ou os perigos que podem estar associados à presença destes dentes ao nascimento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com