TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Morfofuncionais do Sistema Tegumentar, Locomotor e Reprodutor

Por:   •  20/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 10

 ANHANGUERA[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        Introdução a Biologia Celular e Desenvolvimento        4

2.Ciências Morfofuncionais do Sistema Tegumentar, Locomotor e Reprodutor....................................................................................................................5

3.Ciências Morfofuncionais do Sistema Digestório, Endócrino e Renal............................................................................................................................6

4.Ciências Morfofuncionais do Sistema Imune e Hematológico..................................7

5. Saúde Pública Vigilância Epideiologica...................................................................7

CONCLUSÕES............................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

        

        

1.INTRODUÇÃO

Este presente trabalho apresenta a evidencias que mostram no sintomas e alterações a paciente acometido pela covid 19, bem como buscam –se alguns elementos para efetivar a complexidade da doença, com isso as sequelas neurológicas que o paciente apresenta durante o processo de inflamação, e apresentam sequelas com sintomas de falta de paladar, dor de cabeça e fraqueza muscular.

Objetivo geral é conhecer a temática as alterações da estrutura morfofuncional dos sistemas neurológicos, e do sistema tegumentar locomotor em paciente que foram acometidos pela Covid 19 e sua relação com profissional da saúde.

O tema tem uma proposta de etapas e processos de aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos, bem como o tema voltado sequelas que o paciente sofre devido a covid 19, afim de que o assunto permite estudar etapas que possibilita o processo de aprendizagem indisciplinar dos conteúdos estudados.

Justifica-se, a importância do trabalho para compreender alterações sistêmicas do paciente em tratamento da covid 19 e sua relação com o profissional e paciente no âmbito hospitalar.

Portanto, o trabalho visa contribuir para aprendizagem dos conteúdos estudados, priorizando a temática escolhida para apontar algum aspecto que norteiam os desafios propostos, bem como as concepções que regem seus objetivos quanto desenvolver as etapas apresentada de modo de organizar ideiais de autores.

2.INTRODUÇÃO À BIOLOGIA CELULAR E DESENVOLVIMENTO

Considerando a relação do COVID-19 com alterações musculoesqueléticas, explique como ocorre o processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular? Quais estruturas participam desse processo?

Devido ao acometimento da covid 19 o sistema musculoesquelético pode sofrer uma perda massa e sua função muscular. “O músculo possui importantes funções imunológicas, abrigando e fornecendo células-tronco antivirais, evitando a exaustão de células T e protegendo o potencial proliferativo durante a inflamação (MARTINS, 2020). 

 O receptor de SARS-CoV2 é a proteína ACE2, presente nos alvéolos pulmonares, nas células epiteliais respiratórias, no miocárdio, ílio, esôfago e no neuroepitélio olfatório e sistema musculoesquelético. Nesse último, causa miopatia esquelética. Também em decorrência das disfunções do sistema cardiorrespiratório causados pela COVID-19, ocorrem consequências ao sistema musculoesquelético, o que limita a funcionalidade para a realização das AVD (atividades da vida diária), associadas aos efeitos deletérios da doença, podendo causar episódios de dor, fadiga, dispneia e disfunção muscular. (FERNANDES,2021, p.2).

Estudos demostraram que exercícios físicos ´importante para paciente internados e ajuda na recuperação, bem como o acometimento por covid faz com que o paciente tenha um a perda massa significativa, “ existe a necessidade desses pacientes realizarem um programa intensivo de reabilitação física, com ênfase no fortalecimento e adaptações neuromusculares a fim de proporcionar e devolver a funcionalidade” (MARTINS, 2020).

A contração muscular é controlada por mudanças das ações com resultados da estruturação dos filamentos finos, a ativação da contração muscular “depende da presença de íons cálcio no meio intracelular, o musculo esquelético é ativado por uma serie de eventos altamente organizados que são acoplamento e excitação-contração” (FERREIRA, 2013, p.5).

2.CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, LOCOMOTOR E REPRODUTOR

O sistema tegumentar é formado por camadas externas, a epiderme é composta por tecidos epitelial, bem como uma pequena camada de pele conhecido como cutila.

O sistema tegumentar é composto pelas e (anexos glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriaise tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo. A função tegumento envolve e protege os tecidos e órgãos do corpo; protege contra a entrada de agentes infecciosos; Evita que o organismo desidrate; controla a temperatura corporal, protegendo contra mudanças bruscas de temperatura; participa da eliminação de resíduos, agindo como sistema excretor. (Veja,2018)

Pesquisas demostram que indivíduos infectados pelo COVID-19 apresentam alterações musculoesqueléticas, como a presença de atrofia, fadiga e fraqueza muscular, no entanto paciente relatam aparecimento de manchas na pele, como alergias. De fato, alguns enfermos apresentam sintomas neurológicos que afetam o controle motor e, consequentemente, a função muscular. Dentro desse panorama, explique como os sintomas neurológicos observados no COVID-19 podem resultar em fraqueza muscular. Lembre-se de relacionar conceitos fundamentais como o papel dos motoneurônios (neurônios motores), junção neuromuscular, acetilcolina e contração muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com