TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSIFICAÇÃO INTERNASCIONAL DAS PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE

MARTA MARISA MEOTTI

CIPESC- CLASSIFICAÇÃO INTERNASCIONAL DAS PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA

São Miguel do Oeste

2015

MARTA MARISA MEOTTI

CIPESC- CLASSIFICAÇÃO INTERNASCIONAL DAS PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA

Trabalho da Disciplina de Saúde do Adulto, Saúde da Mulher apresentado ao curso de Enfermagem, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, como requisito à obtenção de nota.

Professora: Natanna Slaviero

São Miguel do Oeste

2015

HISTÓRICO

  • ANAMNESE E EXAME FISICO:

Data de emissão: 22/10/2015, 3:45. Ademar Elias de Souza, 70 anos, cor branco, comunicativo, brasileiro, origem italiana, natural de Rio Grande do Sul, católico, nascido em 13 de fevereiro de 1945. Formação escolar restrita ao ensino fundamental incompleto, até 50 série do ensino fundamental, casado, possui 5 filhos, 4 mulheres e 1 homem. Suporte financeiro ativo, atualmente sua profissão agricultor. Possui contato via telefone pelo número 3621-2299, Relata não ser tabagista, não consome beber alcóolicas frequentemente, realiza exercícios físicos diariamente. Costuma dormir 8 a 9 horas por dia, acordando geralmente, as 7:15 da manhã, relata ter um bom sono durante a noite. Apresenta fratura no membro superior direito, colocação de fios de Kirschner, realiza curativo uma vez ao dia. Paciente relata dor aguda no local da fratura, a pelo menos 07 dias.

Ao realizar o exame físico, verificou-se que seu peso atual é de 85kg, temperatura em 36,5 ºC, com batimentos cardíacos (FC) de frequência respiratória (FR) de 17 mov/min e a pressão arterial (PA) em 130x80 mmHg. O tegumento apresenta-se bem hidratado, sem alterações, sem presença de edemas, hiperemias, turgor (inchaço), de coloração rosada e pêlos distribuídos pelo corpo. Quanto as estruturas acessórias, as unhas, estão com boa aparência, ausência de cianose nas extremidades do membros superior, e inferiores. O cabelo e o couro cabeludo preservados, de cor preta, presença de cabelo grisalho, ausência de cicatriz cirúrgica, ausência de seborreia, abaulamentos, pediculose. A acuidade auditiva é normal avaliada em nível bom, com ouvido externo simétrico, sem presença de protrusões ou retrações e ausência de sujidades, ouvido interno sem secreções, otite e cerume. Na avaliação da face apresentasse bem corada, hidratada. Nariz simétrico, ausência de congestão nasal, coriza, não possui desvio de septo, apresenta pêlos na cavidade nasal. A acuidade visual é prejudicada, contudo não faz uso de óculos, é foto reagente, pupilas isocóricas, mas não exibe obstrução da glândula lacrimal.  Na avaliação do globo ocular, conjuntivas e escleróticas de cor rósea, transparente, limpas e com umidade no olho.

  • PATOLOGIA

Hipertensão arterial sistêmica ( HAS):Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é a elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Ela é considerada alta quando atinge valores acima de 12 por 8 (120 por 80 mmHg).

Causada principalmente pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, sedentarismo e excesso de peso, é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas específicos.Apesar do fácil acesso a equipamentos de medição de pressão, o diagnóstico e as orientações de tratamento devem ser sempre feitos pelo médico, que é habilitado para identificar o grau da hipertensão e outros fatores associados que devem ser considerados para tratar as alterações de pressão.

Quando não ou mal tratada, a hipertensão pode trazer sérios riscos à saúde, afetando órgãos importantes como cérebro, coração e rim e causando doenças como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. Deste modo é de extrema importância, o controle dos níveis de pressão arterial e a adoção de hábitos saudáveis alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, cessação do tabagismo e redução do consumo de álcool-, são fundamentais para a saúde.

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

Medicamento

Atenolol 25mg – contínuo

Dose

01 comprimido via oral 1 vez ao dia

O que é

Anti- hipertensivo

Para que serve

Indicado para o controle da hipertensão, angina de peito e arritmias, podendo ser usado no tratamento do infarto do miocárdio ou após o infarto, em adultos.

Mecanismo de ação

Pertence à classe dos anti-hipertensivos, que atua sobre os receptores do coração e da circulação. Quando usado continuamente, capaz de reduzir a pressão arterial. Após a administração oral, os picos de concentração de medicamento no sangue ocorrem cerca de 2 a 4 horas após a sua administração.

Medicamento

Sinvastatina 40mg- contínuo

Dose

01 comprimido via oral noite

O que é

Pacientes sob alto risco de doença coronariana ou com doença coronariana (DAC). Em pacientes sob alto risco de doença coronariana (com ou sem hiperlipidemia), isto é, pacientes com diabetes, histórico de acidente vascular cerebral (AVC) ou de outra doença cerebrovascular, de doença vascular periférica ou com doença coronariana

Mecanismo de ação

Eficaz para reduzir o colesterol, quando a dieta apenas for insuficiente. Observam-se respostas acentuadas em duas semanas e respostas terapêuticas máximas ocorrem em 4 a 6 semanas. A resposta mantém-se com a continuidade da terapia. Quando a terapia com sinvastatina é interrompida, os níveis de colesterol e lipídeos voltam aos níveis anteriores ao tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com