TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO E ADESÃO DA PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ENFERMAGEM C70859-3

Letícia das neves da silva EN7C30

CONHECIMENTO E ADESÃO DA PRÁTICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS

MÃOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

                                                           Brasília – DF

                                                                  2018

  1. Introdução

Em torno de 30% das infecções concernentes à assistência são consideradas evitáveis por precauções simples, sendo a precisa  lavagem das mãos pelos profissionais de saúde a mais eficaz delas (MARTINEZ; CAMPOS; NOGUEIRA, 2009). A interação higienização das mãos (HM) é a medida individual mais simples e menos onerosa para evitar a proliferação de patógenos, pois as mãos formam a principal via de transmissão de micro- organismos, observando que os profissionais de saúde entram em contato direto com pacientes a HM devem ser empregado de forma cautelosa em todos os momentos da assistência.

Neste contexto, a teoria e a prática funcionam em conjunto, as medidas preventivas são de ação individual e coletiva, e o êxito dessas medidas está diretamente conectado ao envolvimento de profissionais. Portanto, esta pesquisa expressa a oportunidade de ler a veracidade da instrução dos profissionais e suas práticas. Avançando nestas propostas foram especificados como objetivos: compreender a realização científica da saúde acerca da HM dos profissionais e relacionar a clareza e o respeito dos mesmos em relação à execução da higienizar as mãos, vindo do princípio de que isso pode colaborar para a elaboração do conhecimento e, sobretudo, para uma elaboração profissional, dado que se afasta da realidade.

A HM e propagação de doenças é reconhecida desde o século 21, observada primeiramente por Smmelweis, médico o qual obrigatoriamente introduziu a HM no meio dos cuidados de todo paciente, com o efeito de reduzir a mortalidade.
A começar desse momento, foi provado cientificamente que a higienização correta das mãos é capaz de prevenir a transferência de patógenos e, assim, reduzir as quantidades de infecção associadas aos cuidados. Mesmo assim depois da reconhecida eficácia da prática de HM ainda vemos relutância em sua adesão. Na presença das dificuldades, é importante que exista um andamento de capacitação do trabalhador que é informado sobre as regras e legislações para prevenção de infecções, qual requer constantemente produção e reflexo do conhecimento adiquirido.

  1. OBJETIVOS
  1. Geral
  • Analisar conhecimento e prática da higienização das mãos dos profissionais da saúde no âmbito hospitalar.
  1. Específicos
  • Expor e enfatizar a importância do ato da lavagem das mãos de todos os profissionais de saúde.
  • Incentivar e demostrar através de condutas analisadas a eficácia deste procedimento de higienização.
  1. METODOLOGIA

Esta busca refere-se a uma revisão bibliográfica indutiva, compondo-se de analises primárias, junto à utilização de fatores de integração e eliminação dos artigos para essa pesquisa. Para isto, efetuou-se uma observação de dados a respeito da asserção de discussão, assim como, uma procura de publicações indexada na Revista Gaúcha de enfermagem (RGE), Revista Práxis, Faculdade Santo Agostinho (FSA) revista saúde em foco e Revista Enfermagem Contemporânea. Conforme relatado foram utilizados higienização das mãos, indivíduos de saúde e adesão. As informações foram reunidas no espaço de abril e maio de 2018. Os parâmetros de inclusão estipulados para apuração dos estudos foram: artigos publicados em língua portuguesa e encontrar-se acessível texto por completo.

Apenas cinco contribuíram em instrumento de estudo, considerando-se os fatores de inserção e reverberações nos fundamentos de dados. A começar da avaliação dos textos achados, apareceram as subsequentes variedades de análise: mestria dos profissionais quanto a higienização das mãos e aceitação à prática de higienização das mãos de forma completa.

  1. RESULTADO E DISCUSSÃO        

A Organização Mundial de Saúde com inicio em 2002 tem retomado a sua concentração para aperfeiçoar a preservação dos zelos à saúde oferecidos aos pacientes. Nesta perspectiva, tem estudado incentivar empenho em toda a humanidade, Por meio dos “Desafios Globais” o qual compõem uma das estratégias que pretende precaver os acontecimentos diversos a saúde. Dentre as ações para evitar acontecimentos diversos à saúde, sobressaem as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), a referirem a um dos amplos impasses enfrentados a saúde pública, não apenas no Brasil, da mesma forma em nível universal. Tais infecções encontram-se aquelas contraídas pelo sujeito ao longo da fase em que o próprio encontra-se subordinado à assistência profissional. Expõem-se na própria moradia, no âmbito ambulatorial, hospitalar, e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com