TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE NOVOS PROFISSIONAIS

Por:   •  27/4/2018  •  Artigo  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE NOVOS PROFISSIONAIS - Calibrações de instrumentos de medição convencional – Relógio Comparador

Osvaldo Tadeu Rodrigues Junior - rodriguesosvaldojr@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina,

Serviço de Aprendizagem Industrial Senai, Joinville - SC

Resumo

Com fundamento nas análises e pesquisas sobre a tecnologia na educação das escolas de aprendizagem industrial, este artigo apresenta as características e particularidades da competição desenvolvida pelo SENAI em parceria com o SESI, a Olimpíadas do Conhecimento, atividade preparatória e auxiliadora do desenvolvimento intelectual e industrial. Através de uma disputa esportiva tecnológica, estudantes dos diversos setores, ocupam-se de realizar atividades pertinentes do seu desenvolvimento profissional, observado através de padrões regidos pelas normas nacionais e internacionais, em um período determinado, o competidor melhor capacitado tecnicamente, é premiado. Premiação esta, apresentada por instrutores define e proporciona a possível colocação direta no mercado de trabalho, percebendo sua valorização com as melhores aptidões necessárias para o desenvolvimento e resultados.

Palavras-chave: Olimpíadas do Conhecimento; Disputa esportiva tecnológica; Premiação; Mercado de trabalho.

  1. Introdução

O cenário atual da educação apresenta constantes evoluções, em função das demandas e critérios necessários para o desenvolvimento industrial e comercial. Intensa necessidade nas melhorias dos processos que influenciam com maior severidade nos indicadores econômicos fabris, torna-se adequado a melhor qualificação e capacitação do profissional que exercerá a função.

A presente demanda por emprego e a exigência por maiores níveis de qualificação, dependentes diretos da qualidade de ensino, fontes de irrigação para a melhoria dos processos de desenvolvimento educacional, percebe-se naturalmente a necessidade desta valorização da educação profissional.

A contribuição do Departamento de Educação Profissional do Serviço de Aprendizagem Industrial – SENAI, para a preparação inicial, técnica e científica, abrange os diversos segmentos e setores solicitados pela sociedade e lideranças, a representatividade do domínio na educação nacional mostra um forte indicador para o progresso e desenvolvimento do País.

Como preparação apurada destas habilidades, apresentadas através de eventos técnico-esportivos a Olimpíada do Conhecimento promove uma disputa de ocupações onde o melhor estudante observado na etapa escolar é conduzido para uma aprimoração dos contextos e métodos pertinentes da ocupação, no intuito de participar da etapa estadual, esta que por sua vez o define e corrobora para a representação do Estado na etapa nacional, a qual é realizada a cada dois anos. Já na fase nacional, os melhores competidores de seus estados buscam a oportunidade de representar o País em etapa mundial da educação e tecnológica, a qual ocorre a cada dois anos ímpares em determinado país membro do WorldSkills International.

  1. Revisão da Literatura
  1. Olimpíadas do Conhecimento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial reúne desde 2001, os melhores alunos da educação profissional de todos os estados para participarem da Olimpíada do Conhecimento. Através desta competição os alunos demostram suas melhores habilidades técnicas, pessoais e psicológicas em avaliações desenvolvidas de acordo com as demandas exigidas pelo mercado de trabalho e solicitações tecnológicas.

De acordo om Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Olimpíada do Conhecimento é uma estratégia para valorizar a educação profissional no Brasil.

Segundo Rafael Lucchesi, diretor – geral do SENAI, o evento é um grande festival sobre a educação profissional.

Diante deste cenário, a preparação técnica pode ser vista como uma fonte de propriedades para o futuro profissional.

Até 2014, a Olimpíada se baseou em provas práticas divididas por profissão. Os competidores eram selecionados em torneios semelhantes que ocorriam em diversas unidades federativas. Aqueles com as melhores notas eram classificados para representar seu estado na etapa nacional (MUNDOSENAI, 2017).

A edição realizada em Belo Horizonte (MG) teve mais de 800 competidores, divididos em 58 ocupações profissionais. Os melhores colocados foram selecionados para competir na World Skills Competition, a olimpíada mundial das profissões, que em 2015 consagrou a delegação brasileira como a melhor do mundo.

Apresentados na figura 1 alguns números representativos do evento de 2001 e 2014.

Figura 1 -  Números da Olimpíada do Conhecimento

[pic 1]    [pic 2]

[1]Fonte: http://www.mundosenai.com.br

Através dos números apresentados, percebe-se o avanço nas tecnologias e pluralização das informações através da vitrine desta competição, em 2001 eram 26 ocupações e 101 competidores, saltando para 58 ocupações e 800 competidores em 2014.

 

 

 

  1. Olimpíada do Conhecimento - Metrologia Dimensional

As tendências da globalização da economia, a competitividade internacional, a busca por patamares cada vez maiores é uma questão crucial por parte da maioria das empresas, ponto sempre questionado são os padrões de qualidade.

De acordo com VIM (2012), concernem à metrologia, a “ciência da medição e suas aplicações”.

Aplicações diversas estão à nossa disposição, bem como os requisitos mínimos para a expressão dos valores comparados ou medidos, dentro deste universo amplo, uma das condições necessárias à obtenção mais próxima da exatidão, torna-se possível sob a orientação de normas condizentes, alcançar estes propósitos.

Normas recomendadas para uma análise e procedimentos corretos em laboratório de metrologia, onde são definidas as condições do experimento, a ISO 17025 (2005), trata as diretrizes mínimas para o desenvolvimento.

Através de projetos testes, expostos aos competidores de cada ocupação profissional, a fim de avaliar as condições e comportamentos adequados na avaliação e desenvolvimento de suas respectivas atividades, para a ocupação Metrologia Dimensional, além das costumeiras medições de componentes mecânicos pelos diversos instrumentos de medição, uma das atividades relativas e de extrema necessidade é a calibração dos instrumentos, bem como a adequação dos documentos pertinentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (522.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com