TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADA AO

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  6.505 Visualizações

Página 1 de 2

CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADA AO SISTEMA ENDÓCRINO

Muitas doenças hoje estão relacionadas às glândulas do sistema endócrino. Segundo: Evanisa Maria Arone e Maria Lúcia Dos Santos Philppi, no livro. ENFERMAGEM MÉDICO-SIRURGICA APLICADA AO SISTEMA ENDOCRINO, Pois são elas que coordenam e regulam todas os outros sistemas do organismo desempenham múltiplas funções, em especial o crescimento, a maturação a reprodução e os processos metabólicos celulares.

O sistema endócrino é constituído de glândulas, pesando geralmente não mais que alguns gramas, essas glândulas possuem intensa vascularização para que seus produtos possam passar mais fácil e rapidamente para a corrente sanguínea. Elas concorrem para a coordenação e regulação de todos os outros sistemas do organismo. Tais glândulas são de secreção interna (Endócrinas) e seus produtos chamam-se Hormônios, cuja produção está diretamente relacionada às funções do sistema endócrino.

Funções das glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas desempenham varias e distintas funções e estão relacionadas a:

Crescimento e desenvolvimento do individuo como um todo, ou de determinados órgãos. Equilíbrio endócrino por meio da inter-relação de todas as glândulas do organismo. Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, ligados às funções sexuais e reprodutoras. Outras atividades do organismo entre elas a absorção e a excreção de substâncias, a manutenção do individuo em relação ao perigo, ao estresse, etc.

Algumas glândulas quando ausente, podem ser supridas pelo fornecimento extra de hormônio correspondente; outras, entretanto são consideradas vitais para o organismo.

Os principais gandulas endócrinos e seus hormônios são:

Hipófise (Ou gandula pituitária), Tireoide, Paratireoides Supra-Renais, Pâncreas Glucagon.

O sistema endócrino é de vital importância ao bom funcionamento do corpo humano, as doenças mais comuns e os sinais e sintomas delas decorrentes, as principais causas, os meios de diagnósticos específicos e os medicamentos indicados para cada doença, são conhecimentos essenciais que determinam os procedimentos que a equipe de enfermagem deve adotar para cada caso. Em virtude das semelhanças que cada distúrbio pode apresentar muitas vezes sua identificação pode constituir um verdadeiro desafio. Por essa razão, quanto mais elementos a equipe d tiver, mais facilmente poderá identificar os distúrbios oferecendo assistência adequada.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com