TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AUDIÇÃO

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERISDADE ESTADUAL DE GOIAS – UEG

CAMPUS PORANGATU

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

AUDIÇÃO

IZABEL OLIVEIRA RICARDO E OUTROS

PORANGATU/GO

NOV./2014

Izabel Oliveira Ricardo

Letícia Coelho Faria

Letícia Rodrigues Silva

Lorena Basílio da Cruz

Luís Augusto Batista de Oliveira

Wanderson Rodrigues Dias

AUDIÇÃO

Trabalho apresentado como exigência para a nota parcial bimestral do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás. Profº.: Nelson.

Porangatu/Go

Nov./2014

RESUMO

O ouvido é o órgão responsável pela captação de vibrações no ar e transformação desses, em impulsos nervosos que o cérebro codifica. Além dessa função, este órgão também está relacionado com o equilíbrio do corpo. O som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão dor ar, é captado por nosso ouvido, o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno, onde vai ser decodificado e interpretado por uma região. Frequência sonora é um conceito que caracteriza a altura de um som, definindo como grave, médio ou agudo. Os sons comuns apresentam uma ampla gama de frequências, tendo a fala de frequências que variam entre 20 a 20.000 Hz. O objetivo do trabalho é abordar sobre a audição, mostrando assim sua funcionalidade, anatomia, patologia e fisiologia. Exemplificando a função da audição como capturador de sons existentes nos meios em que vivemos e enviá-los ao cérebro.

Palavras-Chaves: Ouvido. Divisão. Audição. Anatomia. Fisiologia

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A audição é a capacidade de ouvir sons. Os órgãos da audição são as orelhas. Há muitos sons que não podemos ouvir, embora outros animais percebam. Isso acontece porque, em cada espécie animal, o nervo auditivo é estimulado por sons de uma determinada faixa de frequência. Sons muito agudos ou muito graves não são percebidos pela orelha humana. Por exemplo, há apitos para cães que não conseguimos ouvir, pois fazem vibrar o ar com frequência alta demais para nosso sistema auditivo. Os golfinhos comunicam-se através de sons tão agudos que não podemos ouvi-los diretamente, mas apenas com aparelhos especiais.

O ouvido humano é um órgão sensível capaz de perceber e interpretar ondas sonoras em uma gama de frequências de 20 a 20.000 Hz. A captação do som até sua percepção e interpretação é uma sequência de transformações de energia iniciando pela sonora, passando pela mecânica, hidráulica e finalizando com a energia elétrica dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro.

A audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Por isso, nossos ouvidos nos auxiliam a perceber o que está ao nosso redor. Além de perceber os sons, também compartilham informações sobre a posição de nossos corpos. O pavilhão auditivo que se localiza na orelha externa concentra e captura o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons de qualquer lugar que estejam vindo, sejam eles, agudos ou graves.

Temos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, pois assim podemos localizar a que distância encontra-se o emissor do som. Com isso, percebemos a diferença da chegada do som nas duas orelhas. As orelhas captam e concentram as vibrações das ondas sonoras que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo. É nas orelhas externas, onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos que são as membranas que separam as orelhas externas das médias.

Com isso nosso ouvido é composto por: orelha interna, orelha média e orelha externa. O ouvido externo, é constituído pela orelha, ou melhor dizendo, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. No ouvido externo é onde as ondas sonoras são concentradas. O ouvido médio, é composto pela membrana timpânica, ou tímpano. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao nervo auditivo. Já o ouvido interno, é constituído por três estruturas que são: vestíbulos, cóclea e ductos semicirculares, que são preenchidas por um líquido. Dentro da cóclea existem as células ciliadas. O ouvido interno aloja as terminações do nervo auditivo.

2 PATOLOGIA

As perdas auditivas são classificadas em graus conforme sua intensidade. Existem três tipos principais de perda auditiva: condutiva, sensorioneural e mista, cada tipo afeta uma parte diferente do ouvido e pode ter várias causas. Os problemas genéticos são a principal causa da perda auditiva.

A presbiacusia é a perda comum ao processo natural de envelhecimento, na faixa etária de 60 a 65 anos de idade, estima-se que aproximadamente 30% das pessoas têm uma perda auditiva significativa o suficiente para afetar sua capacidade de ouvir os sons do cotidiano.

Os sintomas da perda de audição é pedir aos outros para que se repita o que falam dificuldade de entender conversas em grupos, dificuldade de identificar de onde os sons estão vindo, desequilíbrio para andar, falta de concentração.

2.1 Presbiacusia

É uma patologia que se caracteriza pelo declínio da audição da idade, a presbiacusia é a audição do idoso. Como tudo o mais no organismo, a audição também envelhece, surgindo mudanças na estrutura de todo o aparelho auditivo. O pavilhão da orelha e o meato acústico ficam flácidos, a membrana timpânica fica espessa e com coloração diferente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com