TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso clínico – Angina Pectoris

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 3

Caso clínico – Angina Pectoris

 Homem de 65 anos, alto executivo de banco, aposentado, veio ao consultório com queixa de desconforto retroesternal, em queimação, há duas semanas, relacionando com esforço físico, como subir dois lances de escada ou caminhar apressadamente por duas quadras. Nega qualquer desconforto ao repouso. O desconforto diminui com o repouso e nunca durou mais que uns poucos minutos. Não tem nenhuma outra queixa cardíaca, mas relata empachamento pós-prandial. Há três semanas, um episódio de empachamento, após copiosa refeição, causou náusea e vômito. Fumou por 30 anos, parou há 8 anos. Fazia exames periódicos quando estava trabalhando, após aposentar-se com 60 anos, não fêz mais exames. Seu pai faleceu com 56a de infarto do miocárdio. Sua Mãe tem 92a e sofre de osteoporose, sem problemas cardiológicos. Possui casos de diabetes nos familiares próximos.

    O exame cardiológico mostrou-se normal. Eletrocardiograma em repouso – normal.

No exame físico apresentava-se ansioso, respondendo a todas solicitações verbais,PA:180X50mmHg,FC:98bpm,Respiração:29irpm,T:37,5°C,membros superiores e inferiores com edema ++/4 ,abdômem plano e tenso ,diurese presente e relata 6 episódios de fezes liquidas,pele fria e pegajosa,desidratado.Após exame físico paciente aceitou conduta terapêutica,onde teve apoio da família, expressando sua opnião sobre o tratamento e  foi encaminhado para o andar onde ficou em observação e para realização de exames.

Diagnóstico Real

Manutenção Ineficaz da Saúde – Relacionado á habilidades motoras finas e grossas diminuídas,caracterizado por falta de interesse expressa em melhorar comportamentos de saúde.

Padrão respiratório Ineficaz – Relacionado á dor,ansiedade,fadiga,caracterizado por taquipnéia,dispnéia.

Comportamento de Saúde Propenço a Risco – Relacionado á tabagismo,compreensão inadequada,caracterizado por minimizar a mudança no estado de saúde.

Troca de Gases Prejudicada – Relacionado á desequilibro da ventilação-perfusão ,caracterizado por dispnéia.

Débito Cardíaco Diminuído – Relacionado á freqüência cardíaca alterada,caracterizado por ansiedade,taquicardia,mudança na cor da pele,pele fria,pele pegajosa.

Náusea – Relacionado á dor,ansiedade,caracterizado por sensação de vômito,relato de náusea.

Manutenção Ineficaz da Saúde – Relacionado á habilidades motoras finas e grossas diminuídas,caracterizado por falta de interesse expressa em melhorar comportamentos de saúde.

Intolerância a Atividade – Relacionado á estilo de vida sedentário,caracterizado por dispnéia aos esforços,desconforto aos esforços,relato verbal de fadiga,resposta anormal da freqüência cardíaca á atividade.

Mobilidade Física Prejudicada – Relacionado á desconforto,dor,estilo de vida sedentário,caracterizado por dispnéia aos esforços,capacidade limitada para desempenhar as hablidades motoras grossas.

Fadiga – Relacionado á condição física debilitada,má nutrição ,ansiedade ,caracterizado por cansaço,incapacidade de manter o nível habitual de atividade física.

Diagnóstico de Risco.

Risco de Nutrição Desequilibrada :mais do que as necessidades corporais – Relacionado á disfunção dos padrões alimentares,

Risco de Desequilibro Eletrolítico – Relacionado á vômito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com