TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ANGINA INSTÁVEL

Por:   •  27/11/2021  •  Seminário  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FISIOTERAPIA

LUCILIA VIRGULINO COELHO

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO BÁSICA

JOINVILLE

2021

LUCILIA VIRGULINO COELHO

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO BÁSICA

 

Relatório de conclusão de Estágio

                                                                 Supervisionado, na atenção básica.

                                                          Do curso de Fisioterapia da faculdade                                                                                   Anhanguera de Joinville.

                                                             Preceptor: Thiago Nack Feuser    

JOINVILLE

                                                   2021

Sumário

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

2. ATENDIMENTO DOMICILIAR.......................................................................................5

............................................................................................................................................6

3. GINÁSTICA LABORAL..................................................................................................7

4. ATENDIMENTO EM   GRUPO EDUCAÇÃO EM GRUPO EDUCAÇÃO EM    

  SAÚDE.............................................................................................................................9

5. PNEUMOPATA EM    OXIGENOTERAPIA .................................................................10

..........................................................................................................................................12

6. HIPERTENÇÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM IDOSOS...............................................13

7. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GRUPOS DE IDOSOS COM RISCO DE                    QUEDAS...........................................................................................................................14

8. CONSIDERAÇÔES FINAIS..........................................................................................15

9. REFERÊNCIAS.............................................................................................................16

INTRODUÇÃO

O estágio em saúde Pública compreende atendimentos feitos em grupos em UBS, instituições públicas ou privadas para, promoção prevenção, reestabelecimento da saúde de acordo com as necessidades. São feitos atividades como ginástica laboral, palestras com orientações sobre como evitar acidentes de trabalho que podem ser minimizados com medidas simples. Na comunidade, por exemplo, campanhas de como evitar proliferação de dengue, corona vírus, enfim melhor prevenir do que remediar, assim diminuindo gastos e danos a saúde onde todos saem beneficiados tanto poder público, como as instituições e as pessoas em geral.

O estágio foi realizado na empresa de ônibus Transtusa, localizada na Av. Santos Dumont nº 450 bairro Santo Antônio em Joinville-SC. As terças feiras, durante 4 horas dias uma vez na semana computando 100 horas onde eram realizadas atividades em grupo de cada setor como a ginástica laboral e também atendimentos individualizados de acordo com queixas dos funcionários, eram feitas ginástica laboral visando á prevenção de sequelas adquiridas pelo trabalho como LER E DORT, massagem, liberação miofascial, entre outras técnicas fisioterapêuticas. Os funcionários, que eram necessários um tratamento mais completo eram orientados a ir até a clínica de Fisioterapia na Faculdade Anhanguera para serem tratados lá, também dependendo do caso eram orientados a procurar um profissional especializado de acordo com a queixa relatada por cada pessoa, porem a ginástica laboral é a mais aplicada em espaços como fábricas, empresas enfim instituições de pequeno e médio e grande porte.

A ginástica laboral é atividade realizada no ambiente de trabalho ou em algum espaço da empresa ou instituição que visa á percepção corporal, com reeducação postural, exercícios de alongamentos, e compensação muscular, quem pode realizar; fisioterapeutas, e educador físico com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida e do trabalho do colaborador.

ATENDIMENTO DOMICILIAR

 O atendimento domiciliar. É Definido como prestação de cuidados a curto e longo prazo realizados em domicílio. Essa modalidade contribui para um estado de promoção manutenção e reabilitação da saúde, essa assistência pode ser para pacientes agudos e com cuidados paliativos.  Além disso, a fisioterapia Home Care dá cobertura assistencial para os pacientes que não podem ser atendidos em outros tipos de serviço garantindo a continuidade do atendimento integral após a alta hospitalar e atuar como um elo entre atenção primária e hospital.

  A função do fisioterapeuta domiciliar é participar do processo de admissão do paciente, elaborar, supervisionar um programa fisioterapêutico, prescrever órteses quando necessário, agendar as sessões conforme o plano terapêutico, realizar avaliações periódicas, orientar e identificar barreiras no ambiente domiciliar para promover uma independência funcional, mais adequada entre outras funções.

      No Brasil essa prática proporciona a monitorização e acompanhamento de paciente que necessitam de cuidados específicos, obtendo a redução de custos e melhora na qualidade dos pacientes e de sua família, outro benefício é o envolvimento dos familiares no cuidado do paciente tornando o tratamento individualizado.
     A     Resolução do COFFITO nº 474 respalda o exercício do fisioterapeuta, e as resoluções 475, nº480 resguardam a prática do terapeuta ocupacional na atenção domiciliar. Pode ser executada nos três níveis de atenção a saúde, em equipe multidisciplinar, instituições públicas, privadas ou filantrópicas.  É caracterizado como uma assistência onde os cuidados fisioterápicos são realizados na casa do paciente permitindo uma avaliação profissional quanto a realidade e cuidados do mesmo. Esse modelo de atenção à saúde tem sido ampliada no mundo e tem como pontos fundamentais a família o paciente o contexto domiciliar o cuidador e a equipe multiprofissional.
   Antes iniciar o tratamento profissional fisioterapeuta precisa fazer uma avaliação fisioterapêutica completa.
        Além, disso é necessário conversar com os familiares quanto á adaptação do ambiente, domiciliar orientando-os quanto ás necessidades de alterações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com