TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia e tecnologia - resenha

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência, tecnologia e inovação em saúde e desenvolvimento social e qualidade de vida: teses para debate.

Em suma, o artigo expõe teses importantes para contribuição ao desenvolvimento da tecnologia e saúde. Uma análise feita com base na literatura mostra a evolução de processos (produção, avaliação e incorporação) de tecnologias no serviço de saúde, buscando assim, inserir novos contextos para a medicalização das sociedades contemporâneas.

As teses são desenvolvidas em base na comparação do sistema de saúde e avaliação do humano, físico, psíquico e moral da sociedade dos anos 90, tendo também como referência as visões de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

O artigo considera a necessidade de uma análise cuidadosa pois não se trata de uma discussão simples, visto que quando se trata de desenvolvimento em tecnologia e ciência para a saúde, toda uma polêmica é gerada, já que vários tomam partido, uns alegando ser um fator determinante e outros insignificante.

Identificar a medicalização da saúde, a expansão dos sistemas de saúde e a crescente demanda aos serviços e dos gastos em saúde, como fenômenos importantes, não implica imediatamente considerar a atenção à saúde como fator determinante mais destacado da saúde populacional. A produção sobre as relações entre saúde e atenção à saúde na literatura é ampla e multifacetada. (NOVAES, Hillegonda Maria Dutilh; CARVALHEIRO, José da Rocha. IN: Rev. Saúde Pública, 2006, 40(N Esp): 133-40, grifo do autor)

Então quando se buscam novas medidas para determinar os fatores existentes entre saúde e doença, se faz necessário entender o contexto em que a população está inserida.

Os autores ressaltam pontos importantes quanto à produção, avaliação e utilização dessas tecnologias como a necessidade de investimento na área tecnológica, sejam na formação de profissionais como cientistas, engenheiros, professores de ciências, entre outros, até pesquisas, testes e realização de projetos até sua conclusão.

Na avaliação destes projetos em andamento, algumas dificuldades encontradas estão ligadas à ética clínica tendo assim que determinar o que é aceitável ou não, como acontece, por exemplo, com o setor de medicamentos, que segundo o artigo, apresentam um poder cada vez maior de intervenção sobre os processos biológicos. Isso pode acarretar diversas surpresas e intercorrências, quando beiram o processo de comercialização, mesmo tendo a sofisticação metodológica em constante crescimento.

Define como principal desafio da vigilância sanitária em todos os países, desempenhar com rigor e autonomia suas responsabilidades legais, sem transformá-las em rituais burocráticos excessivamente caros e lentos.

Uma vez autorizada à utilização de tecnologias de produto e de processo nos sistemas de saúde, elas se difundem de forma relativamente lenta e restrita aos profissionais diretamente beneficiados, tanto técnica quanto financeiramente.

Comumente são esses especialistas que estavam envolvidos em alguma parte do projeto ou desde o seu início “, são importantes formadores e legitimadores de opiniões e práticas para os profissionais de saúde e para a população em geral.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com