TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coloração de gram

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp Agrárias

Diciplina: Microbiologia e Imunologia

Enfermagem noturno

Atividade prática: Coloração de Gram

CAMPO GRANDE (MS),

17 de março de 2015

Introdução

 Dia 17 de março de 2015, o professor Paulo que ministra a aula de microbiologia, no laboratório o mesmo nos explicou como fazer para visualizar e identificar através da coloração de GRAN. A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias e que consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com o reagente cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina básica.

 Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas caracterização de amostras de bactérias. A técnica de Gran é fundamental para a taxonomia tendo importância clínica uma vez que muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como: CG+, CG-, BG+, BG-, então fomos para o laboratório de microbiologia.

Os materiais utilizados para essa pratica foram: lâmina, Alça de semeadura , Bico de Bunsen, Colônia de bactérias, Cristal Violeta, Lugol, Álcool-acetona, Fucsina, Microscópico de luz, fosforo, bico de bush, água destilada.

 Para preparação da lamina foram utilizados os seguintes procedimentos: esterilizar a Alça bacteriológica em seguida retirar as colônias de bactérias de dentro da Placa de Petre e depositá-las-á lâmina, com o Pipetador colocar uma ou duas gotas de água destilada, logo em seguida aproximar a lâmina ao Bico de Bunsen e aguardar até a lâmina estiver seca. Após aguardar por uma semana fomos para o próximo passo a coloração de Gram

Coloração de Gram consiste basicamente nas seguintes etapas: Preparar uma lâmina de vidro com uma fina camada de bactérias fixa (esfregaço), cobrir o esfregaço com cristal violeta por 1 minuto, enxaguar em água corrente, cobrir com lugol por 1 minuto, enxaguar em água corrente, descorar com solução de álcool por 30 segundos enxaguar em água corrente, contra corar com safranina (ou fucsina) por 30 segundos, enxaguar em água corrente.

Após uma semana a lâmina pode ser levada e visualizada no microscópio, e o resultado obtido da lâmina como mostra a imagem é de GRAM negativa (BG-)

conclusão

O procedimento  da coloração de Gram é feito com base  na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com álcool enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com