TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como é Realizado o EEG?

Por:   •  27/2/2020  •  Projeto de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Como é realizado o EEG?

Preparo:

  • O cliente deve estar bem alimentado, não havendo necessidade de restrições alimentares.
  • Comparecer com os cabelos limpos e secos para melhor fixação dos eletrodos.
  • Recomenda- se privação parcial de sono na noite anterior, pois é de suma importância a sonolência durante a execução do procedimento.
  • Não utilizar produtos no cabelo como, gel, cremes, óleos etc.
  • Não é necessário a pausa nos medicamentos de uso contínuo, mas eles devem ser informados ao médico.
  • Bebês podem ser alimentados durante a colocação dos eletrodos para facilitar a indução do sono.

O EEG é realizado com a fixação de eletrodos em áreas do couro cabeludo, a colocação é realizada com uma pasta condutora de eletricidade que permite a obtenção de sinais da atuação elétrica do cérebro.

Inicialmente é realizado o registro espontâneo com o paciente em vigília (acordado). Comumente o cliente estará em vigília, sentado em uma poltrona confortável ou deitado, de olhos parcialmente fechados e num ambiente com pouca luz. Será solicitado que o mesmo permaneça imóvel, relaxe o máximo possível e, se possível, até durma. A partir de um ponto de normalidade, iniciam-se as realizações de provas de ativação:

Hiperpnéia: O cliente é orientado a realizar fortes incursões respiratórias forçadas, por um período de 3 a 4 minutos.

Fotoestimulação Intermitente: O cliente é exposto de frente a uma lâmpada que produz flashes com frequências que variam de 0,5 a 30 Hz.

Ambas atividades são realizadas apara fins de potencializar a presença de alterações no exame conforme o paciente e exposto.

Em crianças que não se adequem bem ao exame, poderá ser realizada uma leve sedação.

O procedimento completo tem duração mínima de 20 minutos e, terminado o exame, o cliente pode retornar às suas atividades usualmente.

Quando é indicado?

EEG pode ser executado por qualquer pessoa, porém sua principal indicação do exame é para identificação de alterações nas funções neurológicas, suspeita ou comprovação de epilepsia, pacientes com suspeita de Síndrome de West, pacientes com doenças psíquicas degenerativas ou infecciosas, e pacientes com alteração da consciência e memória.

Contraindicações:

Não há contraindicações absolutas pois o exame não utiliza métodos invasivos, podendo ser realizado por gestantes, crianças e idosos.

Somente em casos de seborreia excessiva, infecções no couro cabeludo e pediculose deve-se atentar se não afetará o desempenho do exame.

Tipos de EEG.

EEG Rotineiro.

O exame tem duração de 20 a 30 minutos, são instalados os eletrodos no paciente como o habitual, poderá ser solicitado do paciente a abertura e fechamento dos olhos, realização de hiperpnéia e exposição do mesmo a fotoestimulação intermitente com função de determinar se há alteração cerebral. Após a conclusão do exame o paciente poderá voltar as atividades cotidianas.

EEG em sono e vigília.

EEG de sono é o procedimento onde o cliente passa a noite no hospital a fim de detectar distúrbios como apneia, narcolepsia etc.

Recomenda-se o cliente a privação de horas de sono durante a noite anterior, para garantir o sono durante a realização do exame, a fim garantir horas suficientes de sono ao longo da realização do procedimento.

No exame de vigília é realizado para fins de detectar e identificar padrões de ações espontâneas do cérebro como epilepsia, Síndrome de West, tumores cerebrais e demências.

EEG em sono com foto.

Em EEG de foto ou vídeo é efetuado também para obter dados sobre a atividade cerebral, podendo se observar o que precede uma convulsão e seus estágios, durante e após. Ajudando também a perceber qual área é afetada durante o ataque. Este exame é realizado geralmente em períodos que variam de 3 a 7 dia, em que os eletrodos são instalados e o cliente mantido sobre vigilância.

EEG de mapeamento cerebral.

O mapeamento cerebral é relativamente novo, onde os eletrodos são instalados no couro cabeludo e os sinais transmitidos para o computador onde transforma em um mapa do cérebro de cores indicando sinais de atividade cerebral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (117.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com