TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidade dom antonio barbosa relatorio levantamento situacional

Por:   •  19/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Ao entrar no bairro Dom Antônio Barbosa, mais precisamente nas limitações da comunidade conhecida como Cidade de Deus, pode-se observar de imediato a diferença na estrutura física das edificações, a maioria das habitações é construída de materiais catados do lixo, como: ripas velhas, resto de moveis de madeira e compensado, pedaços de telhas de amianto, papelões, espumas, plásticos, cortinas, entre outros.

A comunidade dispõe de iluminação da rede pública, porém de forma irregular.

 As ruas não são pavimentadas, não há rede de esgotos, a maioria dos sanitários são igualmente feito de matérias recicláveis e os dejetos são desprezados em fossa séptica,

A agua é potável, mas também adquirida de forma irregular.

O lixo fica espalhado nas dependências de muitas residências e pelas ruas, e ao tentar informar-se com uma moradora onde é o local exato do descarte do lixo ela apontou ao redor dizendo ”eles jogam aí por tudo”.

Muitos moradores têm origem humilde e se assemelham no analfabetismo, no desemprego e na permanente condição de pobreza.

A população tem uma má qualidade de vida, em razão da péssima preservação ambiental e das condições socioeconômicas que os coloca em uma situação de vida subumana, vivendo do lixo e rodeado por ele, de onde retiram uma renda mínima para a subsistência com a venda do material. É também do lixo que retiram a alimentação, geralmente restos de comidas deterioradas, e materiais para construir e mobiliar suas casas.

Como a comunidade foi fundada através de invasão do território as residências não foram mapeadas, não são fixas e por isso não   possuem endereço o que impossibilita o cadastro no sistema único de saúde (SUS), e consequentemente atendimento nos estabelecimentos de saúde. Recorrem aos prontos socorros, já que segundo a lei, frente a emergência não se pode negar atendimento.

Por esse mesmo motivo não tem acesso também a profissionais de saúde bucal, motivo o qual fomos abordados por mais de uma vez para esclarecimentos a respeito.

Na comunidade não há visita do agente de saúde, apenas os agentes da zoonose passam por lá vacinando os animais (cães e gatos) que são inúmeros nas ruas e residências em contato direto com as pessoas principalmente com crianças que brincam com eles permitindo até serem lambidas na boca, alguns desses animais visivelmente doentes. A proliferação de moscas é intensa sobre as refeições escassas nas mesas, fogão e pias.

 Não existem formas de expressão cultural na comunidade.

 Os moradores passam a maior parte do tempo livre dispersos nas ruas e nas casas uns dos outros conversando, e muito atento a movimentos ou pessoas estranhas.

Há alguns barres e conveniências igualmente pobres na estrutura, sem nenhuma fiscalização da ANVISA. Relatos de violência são presentes em decorrência da ingestão de bebidas alcoólicas, como o ocorrido a menos de 30 dias onde um homem alcoolizado ateou fogo em seu “barraco” e depois no “barraco” de seu irmão, felizmente sem vítimas fatais.

Auxilio no resgate como corpo de bombeiro e SAMU foram descrevidos pelos locais como demorados e quase inexistentes ficando a cargo dos moradores se ajudarem no caso de emergências situacionais, como por exemplo, fogo em moradias.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com