TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de caracterização escola x comunidade

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  1.690 Visualizações

Página 1 de 9

O local escolhido foi a Escola Estadual Patriarca da Independencia situada a rua Rui Barbosa nº 55, vila Planalto, Vinhedo, estado de São Paulo CEP: 13280-000. O telefone da escola é 3836-2821.

A entidade mantenedora Governo do Estado de São Paulo.

Localizado próximo ao centro da cidade atende a alunos de Vinhedo e de municípios da região, como Campinas e Valinhos, principalmente. Este aspecto Atende a educandos com grandes diversidades, vindo de regiões tão diferentes possuem espectativas, aspirações, oportunidades diferentes. Esta situação contribue para o desenvolvimento da tolerância e da diversidade cultural, mas dificulta a adequação dos conteúdos à realidade dos diversos segmentos sociais.

Por ser uma escola com uma proposta pedagógica diferenciada existe muita procura por uma vaga. Mesmo existindo a procura o numero de alunos por sala e respeitado. E existe um bom espaço para os alunos tanto em salas de aula como fora no páteo ou nos outros ambientes.

Esta escola conta com 23 salas de aula, laboratório, sala de leitura que também funciona como biblioteca, ginásio de esportes coberto, sala de vídeo, laboratório de informática e auditório. Além disso conta com salas de professores, direção, secretaria, cozinha para os funcionários, cozinha onde é preparada a refeição dos alunos, banheiros, cantina. Tudo em ordem e funcionando perfeitamente.

Todas as suas dependências são utilizadas, os alunos desenvolvem várias atividades, utilizam os laboratórios e sala de leitura, Fazem uso continuo desses ambientes. A coordenação incentiva a utilização de todos os seus recursos disponíveis para que o educando possa ter uma boa formação e desenvolvimento.

Seus objetivos são alcançados pois eles tem uma baixa evasão e retenção escolar. Mostram interesse pelo aluno e pela sua família. Demonstram respeito por todos que estão ali envolvidos no processo de educação.

É uma escola que esta aberta a sua comunidade e que deseja realmente ajudar. E esta sempre a procura de novas propostas para tentar aplicar. Buscam aprimorar o contato com as famílias dos alunos, Secretaria de Educação do Município, conselhos municipais, ONGs, Instituições de Ensino Superior.

A proposta pedagógica e feita pela coordenação, junto com os professores no inicio de cada ano. A direção fica a cargo de elaborar por escrito e ir ao longo do ano adequando o planejamento e corrigindo as falhas que aparecem. Os professores e a coordenação se reúnem toda a semana para discutir as proposta e coloca-la em pratica..

A escola possui um conselho escolar que é formado por professores, especialistas em educação, funcionários, pais de alunos, alunos. São escolhidos em assembleia e tudo e registrado em ata. O conselho escolar tem a função de:

- discutir e adequar as diretrizes da política educacional estabelecida pela Secretaria Estadual de Educação.

- definir as diretrizes, prioridades e metas de ação da escola.

- elaborar e aprovar o plano escolar e acompanhar a sua execução.

- participar da avaliação institucional da escola.

A escola mesmo tendo o conselho promove pesquisas com os pais dos alunos para saber a opinião deles e para saber o que pode ser feito, onde eles estão falhando e o que pode ser mudado.

A escola conta com cinco agentes de serviços escolares, sete agentes de organização escolar / oficial, vinte e dois professores titulares e trinta e sete professores contratados.

Conta com núcleo de direção que fica responsável por organizar, superintender e controlar as atividades desenvolvidas na Unidade Escolar. Elaborar e executar a proposta pedagógica junto com coordenadores e professores. Administrar recursos humanos, materiais e financeiros. Garantir a legalidade da vida escolar de alunos e professores. Orientar o trabalho da secretaria, biblioteca, dos inspetores de alunos e serventes. Aplicar penalidades disciplinares, conforme disposição do Regimento Escolar. Estabelecer ligação entre a Unidade Escolar e a Diretoria Regional de Ensino.

Os objetivos da coordenação são organizar as ações pedagógicas da Unidade Escolar. Elaboração e execução do projeto pedagógico da escola bem como das normas regimentais. Orientar o corpo docente na sua tarefa educacional do plano de ensino quanto a:

- estratégias de ensino adequadas a clientela e ao que se quer ensinar.

- avaliação do processo ensino – aprendizagem.

- progressão continuada – recuperação – reforço.

- implementação das diretrizes curriculares.

- dificuldades encontradas pelo professor no seu trabalho.

- elaboração do plano de ensino.

A secretaria e composta por secretário, agentes de organização escolar e oficial administrativo. Suas funções são de oferecer suporte operacional ao processo educacional, auxiliando a direção.

As funções do secretario são:

- elaborar a programação das atividades da secretaria.

- atribuir tarefas ao pessoal auxiliar de secretaria.

- verificar a regularidade da documentação, referente a matricula e transferência de aluno.

- redigir correspondência oficial.

- registrar e controlar a frequência do pessoal docente e administrativo.

- preparar a folha de pagamento.

- preparar escala de férias anuais dos servidores em exercício na escola.

Os agentes de administração escolar irão executar as metas que lhe forem atribuídas pelo secretario. Eles tem a função de:

- organizar e manter atualizados os prontuários de documentos de alunos, matricula, frequência e histórico escolar.

- expedir certificados de conclusão de series e de cursos, e outros documentos relativos a vida escolar dos alunos.

Agentes de administração escolar atuando como Inspetor de Alunos:

- controlar a movimentação dos alunos no recinto da escola, orientando quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com