TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento da População Sobre a Hanseníase em um Microárea do bairro Parque Santa Lúcia em Imperatriz- MA.

Por:   •  7/4/2017  •  Artigo  •  7.294 Palavras (30 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 30

Conhecimento da população sobre a hanseníase em um microárea do bairro Parque Santa Lúcia em Imperatriz- MA.

Antônia Patricia Holanda da Silva1

Camila da silva Tomaz2

Iranir Santos Damasceno3

Katia Costa Falcão4

Soelane da Silva Santos5

Paolla Leticia Damasceno Brito Coelho6

RESUMO

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o conhecimento da população sobre a hanseníase de uma microárea do bairro Parque Santa Lúcia, Imperatriz - MA. Para cumprir tal objetivo utilizou-se uma metodologia bibliográfica, exploratória com uma abordagem quantitativa realizada em uma microárea do bairro Parque Santa Lúcia em Imperatriz- MA, no período de Maio de 2016. Os resultados obtidos entre as quarenta e cinco famílias entrevistadas sobre o conhecimento da hanseníase 97,77% dos entrevistados afirmaram já ter ouvido falar. Quanto às formas de transmissão 37,77% referiram que a doença é transmitida através da respiração. Quanto as informações obtidas sobre a doença 44,45% tiveram por meio de TV. Quanto aos sinais e sintomas da doença 62,22% citaram que a doença apresenta manchas brancas e vermelhas. Quanto às medidas de prevenção da hanseníase, 44,44% citaram a realização de exames como medida preventiva. Conclui-se que a maioria dos entrevistados diz que conhecem os aspectos nosológico da doença, porem, a conduta não preconiza este conhecimento. Isto determina que deva haver mais ações educativas nesta comunidade.  

Palavras-Chave: Hanseníase. Conhecimento. População.

__________________________

1  Acadêmica  do 5º  período  do  curso   de   bacharelado  em   enfermagem  do  IESMA /  UNISULMA  E-mail:

Katia-falcão@hotmail.com.

2 Acadêmica  do 5º  período  do  curso   de   bacharelado  em   enfermagem  do  IESMA /  UNISULMA  E-mail:

Kamilla_bandits@hotmail.com.

3 Acadêmica  do 5º  período  do  curso   de   bacharelado  em   enfermagem  do  IESMA /  UNISULMA  E-mail:

 Macena_santos@hotmail.com.

4 Acadêmica  do 5º  período  do  curso   de   bacharelado  em   enfermagem  do  IESMA /  UNISULMA  E-mail:

Paty-bj2012@hotmail.com.

5 Acadêmica  do 5º  período  do  curso   de   bacharelado  em   enfermagem  do  IESMA /  UNISULMA  E-mail:

Suelany-santos@hotmail.com.

6  professora    Especialista   do   curso   de   bacharelado   em   enfermagem  do IESMA /  UNISULMA  E-mail:

 Paolacoelho27@outlook.com..

 

1 INTRODUÇÃO

A hanseníase é considerada um relevante problema de saúde pública no Brasil (OMS). É uma doença infecto contagiosa de evolução lenta, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode acometer qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Manifesta-se principalmente por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões de nervos periféricos, em especial o mediano, radial, ulnar, tibial, fibular, facial, e o aparecimento de manchas brancas e vermelhas, que podem surgir em qualquer parte do corpo (MOREIRA, et. al, 2014).

Por outro lado a hanseníase é caracterizada pelas incapacidades e deformidades podendo acarretar múltiplos problemas para o paciente acometido pela doença como a diminuição da capacidade de trabalho, podendo evoluir para deformidades limitação da vida social e problemas psicológicos, sendo responsáveis também pelo estigma e preconceito contra os portadores da doença. Vale ressaltar que a mudança do nome para hanseníase ocorreu na tentativa de minimizar o estigma da doença, mas isso não ocorreu plenamente, como esperado. Ainda persiste a carência de informações adequadamente (SOUZA, 2012).

No Brasil, mesmo com todos os esforços e avanços empreendidos na integração do controle da hanseníase na rede de atenção à saúde, ainda continua sendo o segundo país com o maior número de casos em 2012 e apresentou aproximadamente 93% dos casos das Américas (MONTEIRO, 2013). Referente à cidade de Imperatriz- MA, de acordo com dados fornecidos pelo Centro de Referencia Humanizada em Dermatologia Sanitária (2016), no ano de 2014 foram notificados 194 casos de hanseníase, em contra partida no ano de 2015 houve um aumento para 251 casos, até o mês de maio de 2016 foram notificados 93 casos.

A hanseníase vem ganhando importância nos meios acadêmicos devido a estudos que mostram pouco conhecimento da população acerca deste tema, que gera dúvidas e constrangimento, e possuir grande potencial para provocar incapacidades físicas, que podem evoluir para deformidades. Essas incapacidades e deformidades podem acarretar múltiplos problemas para o paciente com hanseníase.

Por essas razões, o objetivo deste estudo é identificar o conhecimento da população sobre a hanseníase de uma microárea do bairro Parque Santa Lúcia. Através deste estudo, evidenciou-se a importância de se agregar conhecimento por parte dos profissionais de saúde no atendimento e na forma de abordagem à população em geral, de forma a levar conhecimento sobre hanseníase uma vez que a comunidade demonstra pouco conhecimento sobre uma doença na qual representa um grave problema de saúde pública no Brasil.

Para obtenção dos dados foi realizado entrevista com formulário estruturado (APÊNDICE B) e posteriormente aplicado aos moradores da microárea na UBS do bairro Parque Santa Lucia com o objetivo de investigar o conhecimento e o perfil socioeconômico da população sobre a hanseníase.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Para Dias; Cyrino e Lastória (2010, p.10), conceituam que a hanseníase é uma doença de alto potencial para produzir deformidades e incapacidades físicas. Estas, por sua vez, além de impedirem que o indivíduo possa trabalhar, estigmatizam-no e são responsáveis por sua marginalização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (352 Kb)   docx (829.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com