TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARBORIZAÇÃO URBANA: UM ESTUDO DA REALIDADE NO BAIRRO PLANALTO NA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA

Por:   •  20/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

ARBORIZAÇÃO URBANA: UM ESTUDO DA REALIDADE NO BAIRRO PLANALTO NA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA

Andreia Araújo Sousa1

Thais da Silva Santana ²

Sheryda Lila de Souza Carvalho ³

Murillo Barros de Carvalho4

Kleber Sales Pereira5

RESUMO

A qualidade de vida de um determinado local pode ser influenciada pelo seu nível de arborização, visto que, a presença de árvores oportuniza um ar mais puro, sombra e conforto ambiental, além da beleza cênica. A cidade de Imperatriz no estado do Maranhão, como a maioria das cidades brasileiras, padece de inúmeros problemas urbanos devido à organização precária e planejamento urbano ineficiente. Dentre estes problemas, o comprometimento do meio ambiente urbano tornou-se um dos mais preocupantes. É sabido que o desenvolvimento de ações governamentais voltadas a arborização urbana contribui para a melhoria da qualidade de vida da população da cidade, uma vez que além de melhorar o aspecto paisagístico, o plantio de árvores contribui também para a redução das ilhas de calor e dos índices de poluição ambiental. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo conhecer o nível de arborização urbana presente nas calçadas e logradouros públicos do bairro Planalto na cidade de Imperatriz/MA, analisando os termos em que a legislação ambiental municipal ordena esta prática e identificando em que medida a população daquele bairro contribui para a conservação e manutenção das árvores locais. Diante deste objetivo, a metodologia empregada fez uso de alguns procedimentos, como a revisão de literatura e estudo documental da legislação ambiental municipal. Durante o estudo de campo, foi realizado o levantamento quantitativo de árvores presentes nas ruas e avenidas do bairro estudado e a aplicação de questionários semiestruturados aos moradores locais. Sobre os resultados levantados foi constatado que de um total de 45 ruas e avenidas que compõem o bairro Planalto, somente 28 delas possuem alguma árvore em espaço público. Ao todo, a pesquisa constatou que há 119 árvores distribuídas pelas ruas e avenidas do bairro, o que resultou em uma média de aproximadamente 2,5 árvores por rua. Estas informações permitiram afirmar que a arborização presente no Planalto é baixa, o que implica no comprometimento da qualidade de vida da população local. Além disso, constatou-se que, apesar disporem de certo conhecimento sobre os benefícios da arborização urbana, a população local é desinformada quanto ao seu papel e ao do poder público municipal no que se refere a temática em estudo.

PALAVRAS – CHAVE: Arborização urbana. População. Poder público. Imperatriz. Planalto.

INTRODUÇÃO

A cidade de Imperatriz no estado do Maranhão, situada na Amazônia Oriental, se destacou como importante núcleo urbano e conheceu os efeitos da reestruturação regional vivenciada pela Amazônia a partir da década de 1960. O município tem uma área de 1.368,987 km² e uma das maiores densidades demográficas do Maranhão, 180,79 hab./km² segundo o Censo de 2010 do IBGE. O quantitativo populacional em 2010 era de 247.505 habitantes, sendo que 94,84% estavam concentrados na área urbana. Está localizada na Mesorregião Oeste do Maranhão e na Microrregião de Imperatriz, ocupando a posição de segunda maior cidade do Estado, considerada um polo centralizador das atividades econômicas e sociais da região (CARVALHO, 2016).

No entanto, este crescimento populacional foi acompanhado de interfaces problemáticas, quais sejam, a expansão de favelas e ocupações irregulares, via de regra carentes de infraestrutura mínima, em que o saldo ambiental negativo é explicado pela contaminação de mananciais, aterros inadequados e poluição de modo geral. Este saldo negativo poderia ser drasticamente reduzido se ações governamentais de incentivo à arborização fossem priorizadas em Imperatriz.

No que se refere especificamente à qualidade de vida, é preciso tomar como pressuposto o que está estabelecido no artigo 225 da Constituição Federal que dispõe que o meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser um direito de todos, é essencial à sadia qualidade de vida da população (BRASIL, 1988).

A arborização urbana tem reflexos diretos na qualidade de vida da população, considerando o conforto térmico, o sombreamento e a redução nos níveis de poluição, além do embelezamento da paisagem que esta prática pode proporcionar.

No entanto, a percepção que se tem das ruas e avenidas da cidade de Imperatriz, não demonstra um aproveitamento destes benefícios, visto que a carência de árvores nos logradouros públicos e calçadas residenciais é uma realidade que se impõe, inclusive no bairro Planalto, que foi objeto deste estudo. Trata-se de uma prática que requer planejamento por parte do poder público, além de fiscalização do cumprimento das normas ambientais pertinentes e manutenção das áreas arborizadas.

PROBLEMÁTICA

A percepção visual do reduzido número de árvores nos logradouros públicos, o desconforto ambiental proveniente da elevada temperatura na cidade e escassez de sombra nas vias públicas estão entre as motivações que culminaram neste estudo. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: O bairro Planalto é bem arborizado? Existe uma legislação ambiental em Imperatriz que oriente e regule o processo de arborização urbana? Como se dá a participação da população no que concerne ao plantio e preservação de árvores nos espaços públicos daquele bairro?

HIPÓTESE

Há uma escassez de árvores nos logradouros públicos do bairro Planalto resultante da ausência de uma política pública municipal voltada para arborização urbana e da desinformação da população local sobre a importância da vegetação arbórea para a qualidade de vida urbana.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Conhecer o nível de arborização urbana presente no bairro Planalto na cidade de Imperatriz/MA e a participação da população local no plantio e preservação de árvores nos logradouros públicos e calçadas.

Objetivo Específicos

* Compreender os benefícios que são proporcionados pela arborização urbana;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com