TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados de Saúde na Antiguidade: Medicina Chinesa

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Cuidados de Saúde na Antiguidade: Medicina Chinesa.

Introdução

O presente trabalho trata sobre cuidados de saúde na antiguidade, especificamente na China Antiga. Buscamos, através de pesquisa bibliográfica, expor a história e origens da Medicina Tradicional Chinesa, bem como suas principais técnicas e métodos de cuidado, a fim de estabelecer sua ligação com os cuidados contemporâneos de saúde.

Desenvolvimento

A China foi uma das primeiras civilizações da humanidade. De acordo com algumas lendas e tradições, o povo chinês originou-se no vale do Huan He (Rio Amarelo).

Segundo a tradição, os Hsia foram a primeira dinastia chinesa hereditária, embora a primeira de que se tem evidencias históricas e arqueológicas seja a dinastia Chang.

Durante a antiguidade, começaram a formar-se diferentes clãs, e a sobrevivência foi baseada nas lutas com a natureza. Como os habitantes mais antigos caçavam por comida, descobriram que alguns alimentos poderiam aliviar uma doença enquanto outros eram venenosos e podiam causar a morte.

A descoberta do fogo foi especialmente importante porque permitiu que as pessoas pudessem comer alimentos cozidos que são mais facilmente digeridos. Ao mesmo tempo, as gerações do fogo conduziram a outras descobertas. Começaram a ser observados os primeiros usos de ervas, acupuntura, e moxabustão para curar doenças. Enquanto usavam pedras quentes para se aquecerem, os habitantes perceberam que ao apertá-las contra algumas partes do corpo, podiam ajudar a aliviar algumas doenças. Também descobriram que ao usarem agulhas feitas de osso e espetá-las em pontos particulares podia aliviar a dor em outras áreas do corpo.

A pratica da medicina estava muito integrada com a magia para curar doenças.

Para os chineses, a doença era causada pelo desequilíbrio entre os elementos do organismo humano, ocasionado pelas influencias do ambiente. Para a medicina chinesa, as causas externas provocavam o desequilíbrio entre os princípios Yin e Yang, o que levaria a um desequilíbrio dos elementos gerando o aparecimento da doença. O reestabelecimento da saúde se daria através do reequilíbrio da energia interna a partir de terapias. A partir dai o conceito perde o caráter magico e o homem passa a atuar ativamente no processo de doença e cura.

A medicina na China tinha uma estrutura familiar, sendo o conhecimento medico de propriedade familiar sendo aperfeiçoado e transmitido através de gerações. Este conhecimento podia ser adquirido por experiência própria ou comprados, qdo as famílias eram famosas e ricas.

Diferentemente da Medicina Ocidental atual, que tende a tratar os sintomas específicos sem direcionar-se a causa principal, a Medicina Tradicional Chinesa procura concentrar-se em trazer os sistemas orgânicos internos de volta à harmonia. Ela compreende diversas técnicas terapêuticas que são utilizadas em associação ou individualmente para o tratamento de doenças. São elas a Tui Na, Acupuntura, Moxabustão, Ventosaterapia, Fitoterapia, Meditação (Tai Chi Chuan).

Considerações Finais ( o que representa o povo apresentado , com o cuidado hoje)

O fato da Medicina Tradicional Chinesa existir à milhares de anos e ainda ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com