TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico de Enfermagem Esquizofrenia

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                Instituto Educacional Dimensão

                                                Curso Técnico de Enfermagem

                                                Disciplina:

  

 

 

                                                        Mara Beatris de Souza Rau

 

 

           

 

                                                   Esquizofrenia

 

 

 

 

 

 

 

 

Camaquã, 2021

Conceito

Trata-se de um transtorno mental crônico e grave que afeta o modo como uma pessoa pensa, sente e se comporta.  Provoca alterações no comportamento, indiferença afetiva, pensamentos confusos e dificuldades para se relacionar com pessoas. Pessoas com esquizofrenia podem parecer que perderam o contato com a realidade. Ocasiona graves consequências emocionais, afetando tanto o ambiente familiar como também o social, causando limitações nas rotinas do dia a dia.

Diagnóstico

O diagnóstico da esquizofrenia como acontece na maioria dos transtornos mentais, não são realizadas através da análise de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, ele é feito através de uma observação clinica cuidadosa das manifestações do transtorno ao longo do tempo. Os sintomas devem aparecer de forma significativa por pelo menos 6 meses, podendo ser: alucinações, delírios, falas e comportamentos desorganizados, falta de reação diante de situações felizes ou tristes, mania de perseguição, entre outros.

Formas de tratamento

O transtorno requer cuidados psiquiátricos por toda vida, o tratamento é feito por meio de terapia, e uso de medicamentos. Para que o paciente consiga conviver com a doença, é fundamental que ele também faça sua parte no tratamento, como: controlar o estresse, evitar uso de álcool e drogas, dormir bem, e ficar próximo da família e amigos.

Papel da enfermagem

A atuação da enfermagem tem papel importante no processo de reabilitação dos pacientes esquizofrênicos, e tem como objetivo a promoção de cuidar integralmente em saúde mental abrangendo as distintas fases dos transtornos, bem como os diferentes níveis de atenção à saúde. O enfermeiro e sua equipe são peça fundamental no processo de humanização e precisam dirigir suas ações no atendimento das necessidades do esquizofrênico visando melhorar a qualidade do atendimento. São esses profissionais que observam, supervisionam e dão toda a assistência que o paciente precisa, focando sempre nas suas necessidades básicas, estimulando a comunicação social junto a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com