TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico em Enfermagem

Por:   •  23/3/2023  •  Artigo  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

TRILHAS – Curso Técnico em Enfermagem Prof. Rodrigo Pazzinatto

AULA 1 – A psicologia ou as psicologias – uma ciência em transformação

Ciência e senso comum

Em geral, as pessoas tem a sua “psicologia” do dia-a-dia: para persuadir, para ajudar um amigo, para consolar um ente querido, para vender algum produto, para escutar alguém. Chamamos isso de psicologia do senso comum. O que as pessoas aprendem com a cultura acerca do que entendem sobre psicologia.

Nesse curso apresentaremos a vocês os fundamentos da psicologia cientifica.

Como diferenciar psicologia do senso comum?

O que é o senso comum? É o conhecimento da realidade! É a vida cotidiana, o que conhecemos da realidade.

A ciência é diferente: procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano. Afastamos da realidade para tentar conhece-la. A ciência abstrai a realidade para conhecê-la melhor e a transforma em objeto de investigação. Um exemplo é a formulação da lei da gravidade (fato científico) a partir de uma fruta que caía da árvore (fato do cotidiano).

Pensem no conhecimento de povos tradicionais, no conhecimento de fórmulas da avó. Sabe- se que funciona, mas não se sabe o porquê. Esse conhecimento que herdamos é o senso comum, que ajuda a facilitar a vida uma vez que é passado de geração em geração: há uma acumulação do conhecimento. Pensem também nos ditados populares: estão na base do senso comum.

O senso comum: uma visão de mundo

O senso comum produz a visão de mundo de cada um de vocês, integrando, casa um a seu modo, o conhecimento humano. Apropriamos conhecimento científico sem saber que o fazemos. E cada vez mais os termos da psicologia são empregados para definir, rotular e limitar existências. Tais como: fulano é TDAH, ciclano é bipolar, TENHO depressão, e por aí vai. Se não tomar cuidado, estaremos psicopatologizando as pessoas ao nosso redor.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Por uma questão de sobrevivência os humanos foram aprendendo a interpretar a realidade, a fazer cálculos e solucionar problemas. Essa lapidação ou sofisticação do conhecimento, que permite hoje chegar a um diagnóstico de saúde mental, por exemplo, chamamos de ciência.

Mas existem outras áreas do conhecimento, que são de igual importância: filosofia que procura formular perguntas sobre a existência humana. Religião: Traz pensamentos sobre o sagrado, o mistério e a transcendência. A ciência nega a religião. A religião existe. Como pode a ciência negar a realidade? Se a religião é um fato, julgamentos de verdade e falsidade não podem ser aplicados. A Bíblia é um livro que traz um registro histórico de acontecimentos e também é fonte de conhecimento. Por fim as artes, desde os primórdios o homem deixou marcas em cavernas, expressando suas emoções e sensibilidade.

Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento.

A PSICOLOGIA CIENTÍFICA

O que é ciência? O conhecimento científico é geral e não apenas determinado por fatos isolados. Uma característica importante da ciência é o seu caráter metódico, que faz com que orientemos nossa atividade e nossa inteligência em consonância com certos padrões de pesquisa. O cientista recorre aos fatos reais para se equipar com conhecimento. A elaboração desse conhecimento produz teorias e essas teorias, por sua vez, são submetidas novamente á realidade para se conferir sua validade.

Objeto científico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade são características da ciência.

Psicologia: psiqué e logos = estudo da mente ou da alma

É uma ciência que se concentra nos comportamentos e processos mentais de todos os animais. Processos mentais são formas de cognição: perceber, participar, lembrar, raciocinar, resolver problemas, sonhar, fantasiar, desejar, prever.

Objeto de estudo da Psicologia

Diversidade de objetos de estudo: comportamento, inconsciente, personalidade, consciência humana. Cientista confunde-se com o objeto a ser pesquisado. Sua visão de homem contamina a sua pesquisa. Conforme a visão de homem adotada, há uma concepção de objeto. Não existe uma psicologia, mas Ciências Psicológicas em desenvolvimento.

Subjetividade como objeto de estudo

Subjetividade é o nosso mundo interior – ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito – é única. Conforme experimentamos um mundo social e cultural, construímos nosso mundo interior. “A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um”. É o modo de ser.

Subjetividade não é inata. É um processo em construção. Cada um pode participar ativamente da construção do seu mundo interno. Subjetividade é social e histórica.

O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.” Essa frase de Guimarães Rosa elucida de forma poética o fato de que a subjetividade nunca irá parar de se modificar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com