TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Enfermagem Disciplina de Farmacologia

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdade Anhanguera-São José-SC

Curso de Enfermagem

Disciplina de Farmacologia

Prof. Jorge Américo

Exercícios II

  1. João, 49 anos, é um paciente ambulatorial com queixas de dores musculares, que aos finais de semana costuma frequentar um clube e utilizar bebida alcóolica. Ele atualmente toma ácido acetil salicílico, mas relata que tem sentido desconforto abdominal. Ele planeja tomar paracetamol,  por que ouviu dizer que o medicamento não causa dano ao estômago. Quais considerações devem ser feitas ao paciente? Quais informações relevantes deveriam ser explicadas ao paciente sobre o paracetamol?

  1. Um paciente asmático, de 25 anos, em uso de meticorten (prednisona) a 1 ano. Sentindo-se bem, decidiu interromper o uso da medicação. Quais as consequências dessa atitude?

  1. Mulher de 60 anos, portadora de artrite reumatoide, utiliza Decadron (dexametasona) por tempo prolongado (1 ano). Fez exame de densitometria óssea onde foi evidenciada osteopenia acentuada do colo do fêmur. Existe alguma relação entre o uso do medicamento decadron e a possibilidade de osteoporose nessa paciente? Explique.
  1. Explique o fato de a maioria dos antinflamatórios esteroidais, favorecer em maior ou menor grau a retenção de líquidos, e qual a implicação clínica em caso de pacientes hipertensos?
  1. José, 60 anos, hipertenso, utiliza Enalapril como anti-hipertensivo e hidroclorotiazida como diurético. Ao sentir dores contínuas nas articulações, resolveu por conta própria utilizar o medicamento diprospan injetável, que contém betametasona. Alguns dias depois sentiu-se mal e foi atendido na emergência. Constatou-se um quadro de crise hipertensiva. Diante das informações, qual a explicação para esse quadro?
  1. Sabendo-se que há produção endógena de glicocorticoides, a partir de um estímulo do hipotálamo, adenohipófise e supra renal, respectivamente, e que  esta produção está sujeita a um controle de feedback, explique por que no processo inflamatório há a necessidade de se utilizar medicamentos antinflamatórios glicocorticoides.
  1. Paciente deu entrada no serviço de emergência hospitalar com sintomas de pressão baixa, declarando que ao se levantar piora (hipotensão ortostática), cansaço, fraqueza muscular, artralgia e mialgia, diarreia, suor excessivo e perda de peso. Questionado pelo clínico sobre uso de medicações, declarou a utilização do medicamento prednisona por mais de 1 ano, para tratar alergias de pele. Mas que não apresentou mais os sintomas e então decidiu suspender o tratamento com o medicamento.  O clínico suspeitou de Síndrome de Addison.  Explique por que o clínico chegou a essa conclusão.
  1. Paciente L.R. diabético, 35 anos, sofre de artrite reumatoide, o corpo clínico tentou sucesso com o uso de AINES, no entanto não houve resposta adequada. Decidiram então administrar a Dexametasona como terapia  para a artrite. Quais as consequências previsíveis para esse paciente? Sugira cuidados de enfermagem para este caso.
  1. Explique como funciona o mecanismo de feedback na síntese de corticosteroides endógenos
  1. Paciente transplantado, com função renal estável, utiliza medicamento corticoide com função de imunossupressor. Após alguns  meses, retornou ao médico com queixas de aumento do peso e também constatou-se hipertensão.  Qual a explicação para os efeitos colaterais? Diante do histórico, o médico deve retirar o medicamento corticoide ou entrar com outra medicação para combater os efeitos colaterais? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com