TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Gonorreia: Mecânica dos Fluídos

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

1- Definição de Gonorréia:

De acordo com a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a gonorreia é uma infecção bacteriana muito frequente, causada por um diplococo gram-negativo denominado de Neisseria gonorrhoeae, cuja a forma de transmissão é através do contato sexual ou no perinatal. Primeiramente ela afeta as membranas mucosas do trato genital inferior e ocorre com menos frequencia no reto, orofaringe e conjuntiva.

Trata-se de afecção de manifestações clinicas pleomórficas, ou seja, refere-se à capacidade de variar sua forma de acordo com o período do ciclo de vida/reprodutivo, variando desde ausência total de sintomas até a ocorrência de salpingite aguda, uma das causas infertilidade feminina no mundo (PENNA, 2000).

2- Agente etiológico: Neisseria gonorrhoeae.

O agente causador da gonorreia é o Neisseria gonorrhoeae, um diplococo gram-negativo, não flagelado, não formador de esporos, encapsulado, anaeróbio facultativo. Como todas as bactérias gram-negativas, possui envelope celular composto por 3 camadas distintas sendo elas, uma membrana citoplasmática interna, a parede celular de peptideoglicanas e uma membrana externa. Ressaltando que, na camada de peptideoglicana da N. gonorroheae podem contribuir para a resposta inflamatória, porque os fragmentos de peptideoglicanas gonocócicos mostram-se tóxicos às trompas de Falópio e causam consumo de complemento.

Entretanto a bactéria Neisseria gonoorrhoeae não suporta a redução de umidade e as amostras devem ser inoculadas imediatamente em um meio apropriado. Seu desempenho em relação ao crescimento, é melhor em temperaturas entre 35º a 37ºC e requerem um a certa quantidade de dióxido de carbono ou de bicarbonato. Suas colônias surgem em 24 a 48 horas, porem seu tempo de vida perde-se rapidamente por meio de autólise.

3- Sinais e Sintomas.

Os principais sintomas em homens são a uretrite aguda que é uma inflamação na uretra, causando disúria, ardor, urgência urinaria e corrimento uretral, que inicialmente pode ser mucoide, causando uma evolução para purulento entre 1 e 2 dias.

Uma breve comparação à uretrite não-gonocócica, o período de incubação da gonorreia, mostra-se menor, a disúria revela-se mais comum e o corrimento em maior abundancia e purulento (Figura 1 e 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com