TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão em Profissionais de Enfermagem

Por:   •  13/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.440 Palavras (22 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE

ENFERMAGEM

Carlos Roberto Reis Junior

Jane Cristina Couto

Lucas Philippi de Freitas Silva

Walisson Pereira dos Santos

                                 LESÃO POR PRESSÃO

ATUAÇÃO DA NUTRIÇÃO E DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO

BELO HORIZONTE

JUNHO, 2020

Carlos Roberto Junior

Jane Cristina Couto

Lucas Philippi de Freitas Silva

Wallison Pereira dos Santos

                                 LESÃO POR PRESSÃO

ATUAÇÃO DA NUTRIÇÃO E DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO

[pic 2]

                                                                 .

Orientador: Prof. Antônio Arnaldo Reis Barbosa

BELO HORIZONTE

JUNHO, 2020

SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        6

MATERIAIS E MÉTODOS        8

REFERENCIAL TEÓRICO        10

RESULTADOS E DISCUSSÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

[1]LESÃO POR PRESSÃO

ATUAÇÃO DA NUTRIÇÃO E DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DAS LESÕES POR PRESSÃO

Carlos Roberto Junior ¹

Jane Cristina Couto¹

Lucas Philippi de Freitas Silva¹

Wallison Pereira dos Santos¹

Antônio Arnaldo Reis Barbosa²

RESUMO

O presente trabalho aborda a contribuição do enfermeiro no processo de cicatrização das lesões por pressão tendo em foco a nutrição como um dos fatores contribuintes para esse processo. O estudo teve como objetivo geral analisar a contribuição do enfermeiro no processo de nutrição e cicatrização das lesões por pressão tendo como apoio os objetivos específicos e apontar a contribuição do enfermeiro visando uma boa assistência mediante ao cuidar. Este estudo revelou a influencia e a importância dos devidos cuidados do enfermeiro com paciente que apresenta lesões por pressão levando a uma boa recuperação diante dos cuidados adequados em todos os aspectos. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e de revisão bibliográfica. O motivo de ser utilizar a abordagem qualitativa nos procedimentos de pesquisa foi o fato de proporcionar um melhor entendimento sobre o objeto de estudo. Conclui-se que esta pesquisa orienta sobre a melhora ou cicatrização da lesão por pressão, tendo como mediadora a nutrição, conduzindo o aperfeiçoamento da assistência do enfermeiro dada ao paciente, abordando a nutrição como parte do cuidado do enfermeiro, da mesma fora que o cuidado em si com a ferida.

Descritores: Lesão, Nutrição Hospitalar, Cicatrização, Atuação da Enfermagem.

ABSTRACT

The present work addresses the nurse's contribution to the healing process of pressure injuries, focusing on nutrition as one of the contributing factors to this process. The general objective of the study was to analyze the contribution of nurses in the process of nutrition and healing of pressure injuries with the support of specific objectives and to point out the contribution of nurses aiming at good assistance through care. This study revealed the influence and the importance of the proper care of the nurse with a patient who presents pressure injuries leading to a good recovery in the face of adequate care in all aspects. This research is characterized as a qualitative, descriptive and bibliographic review research. The reason for using the qualitative approach in research procedures was the fact that it provides a better understanding of the object of study. It is concluded that this research provides guidance on the improvement or healing of pressure injuries, with nutrition as a mediator, leading the improvement of the nurse's assistance given to the patient, addressing nutrition as part of the nurse's care, in the same way as the care itself with the wound.

Autores ¹ Orientador ²

Descriptors: Injury, Hospital Nutrition, Healing, Nursing Performance.

INTRODUÇÃO

As lesões por pressão são feridas crônicas ocasionadas na pele, de difícil Cicatrização e tratamento, que traz dor e desconforto ao paciente, e muita das vezes são reincidentes. Trata-se de uma lesão que aumenta os custos hospitalar, que pode aumentar o tempo de internação do paciente, aumentando as chances de adquirir uma infecção hospitalar relacionada a ulcera. E uma lesão que pode acarretar problemas físico, psicológicos e financeiros ao paciente.

A lesão por pressão é um problema na instituição, tratando se de um evento adverso moderado, acarretando em danos para o paciente, família e instituição, é importante que os profissionais da saúde conheçam o perfil dos seus pacientes para poder, traçar um plano de ação e de cuidado individualizado para cada tipo de paciente, podendo assim diminuir ao máximo os risco e eventos adversos para o paciente.         

As lesões por pressão podem ser ocasionadas por várias comorbidade tais como: hipertensão arterial sistêmica, diabetes, nível de consciência, imobilização, baixa mobilidade, perda da função motora, incontinência fecal e urinaria doenças circulatórias e a deficiência nutricional.

Segundo Ministério da Saúde, Anvisa e Fiocruz (2013) referentes a incidência de lesões por pressão em instituições que prestam cuidados de longa permanência demonstram taxas de prevalência que variam entre 2,3% a 28% e as taxas de incidência entre 2,2 % a 23,9%.

O estado nutricional do paciente portador de lesão por pressão e de suma importância para o tratamento e prevenção desse tipo de lesão. Paciente com uma má nutrição ou inadequada pode afetar todo sistema corporal, podendo levar a perda de peso de massa muscular e tecidual, atrofia dos membros entre outros aspectos, sendo assim paciente fica mais vulnerável ao desenvolvimento de lesão por pressão.                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com