TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descritores: Transtornos do Humor, Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Objetivo

Método

Resultado

Conclusão

Referências

Descritores: Transtornos do Humor, Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

ABSTRACT

RESUMEN

Divinópolis

 2017

INTRODUÇÃO

Compreende-se que o envelhecimento populacional traz uma série de obstáculos para a coletividade e para os profissionais de saúde, visto que é de extrema importância a demanda de novas políticas públicas e distribuição dos recursos disponíveis, porém essa certeza dos anos ganhos é acompanhada a incerteza em relação a qualidade de vida e saúde que será experimentado pela porção de idosos.(¹)

Chegar à senilidade, nos dias de hoje é uma realidade mundial, até mesmo nos países mais pobres. Alcançar a velhice, não é mais para poucos como era observado há alguns anos, sendo um desejo real em grande parte da sociedade, porém, viver com qualidade requer uma melhora considerável no cenário de saúde, sabido que a distribuição não é igualitária nos países, levando em consideração os aspectos socioeconômicos.(2)

Nos anos de 1950, a população idosa era de 204 milhões, tendo um aumento de quase oito milhões de idosos a cada ano, totalizando 579 milhões de pessoas no ano de 1998.A Organização Mundial de Saúde traz uma estimativa de dois bilhões de habitantes idosos no mundo até o ano de 2050, duas vezes mais do que a população atual, de 741 milhões.(3,4)

Conforme o DATASUS, referentes a proporção de população idosa no Brasil em 2008, era superior a 18,5 milhões de pessoas, sendo a maior parte do sexo feminino e quase nove milhões de idosos de ambos os sexos, habitavam a região sudeste, já em 1991, a população de idosos era aproximadamente de 11 milhões, tendo um aumento superior a oito milhões em menos de duas décadas. Em Divinópolis, no ano de 2012, a população era de aproximadamente 217 mil habitantes, sendo 24.618 idosos.(5)

Apesar de a legislação brasileira determinar que o cuidado dos membros dependentes deva ser de responsabilidade dos familiares, esse fato se torna cada vez mais insuficiente, devido a redução da fecundidade, saída da mulher, que na grande parte dos casos é a cuidadora tradicional, para o mercado de trabalho e a diminuição das taxas de nupcialidade. Com isso, surge a necessidade do governo e o mercado privado interferir e dividir com a família a incumbência e o cuidado com a população idosa. Frente dessa circunstância, uma das possibilidades são as instituições de longa permanência para idosos (ILPI), sejam elas públicas ou privadas.(6)

De acordo com a Resolução- RDC N º 283, de 26 de Setembro de 2005, as instituições de Longa Permanência (ILPI) têm como objetivo oferecer o mínimo de funcionamento para os idosos, governamental ou não, reservada à residência grupal de pessoas com idade igual ou excedente a 60 anos, com ou sem suporte familiar.(7)

Uma pesquisa realizada com 47 pacientes de 60 a 92 anos,demonstrou que o desenho das pessoas idosas institucionalizadas está em conformidade com a literatura em geral. A maioria dos idosos era solteira (46,8%), não tinha filhos (51,1%) e analfabeta (25,5%) ou com baixa escolaridade (59,6%), mais da metade pesquisada possuía alguma doença crônica e mais de (90%) faz uso de medicação. Apenas (12,8%) relatam ter sofrido queda nos últimos seis meses e 18 (38,3%), não utilizavam nenhum dispositivo para auxiliar na marcha.(8)

  Uma das grandes comorbidades presentes na população idosa são os transtornos de humor e em maior constância a depressão. Pessoas doentes e institucionalizadas possuem maiores riscos de adquirir o problema. Deve-se observar cuidadosamente essa população acometida, pois essa é a doença psiquiátrica que mais desencadeia o suicídio.(9)

Segundo um estudo realizado com 168 idosos, demonstrou que há uma parcela considerável de idosos que possuem depressão, que mais atingem os do sexo feminino, o que corrobora com um estudo realizado com 850 idosos da zona rural de  Uberaba- MG. (10,11)

Hábitos de vida saudáveis como qualidade de sono, não utilização de medicações para dormir possuem efeitos positivos na prevenção da depressão. (10,12)

  1. TEMA
  1. PROBLEMA:

Devido a carência na literatura e o interesse em idoso institucionalizado em uma instituição de longa permanência com transtorno de humor, observou-se a necessidade em estudar sobre o tema e colaborar com o ensino/pesquisa.

  1. JUSTIFICATIVA

Visto que a expectativa de vida está aumentando e o índice de pessoas idosas será a grande parte da pirâmide etária conforme demonstram estudos e o número de natalidade está diminuindo, é notório a necessidade de estudos que busquem identificar os problemas que afetam essa população de forma precoce e consequentemente melhorar a resolução dos mesmos, visando a qualidade de vida desses idosos.

2. OBJETIVOS

         2.1 OBJETIVO GERAL

        Identificar os parâmetros de humor em idosos institucionalizados em um município da região centro-oeste de Minas Gerais.

         2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o perfil demográfico dos idosos mais acometidos pelos transtornos do humor;

Identificar fatores extrínsecos que podem estar associados ao aparecimento de um determinado transtorno de humor.

        

3. METODOLOGIA

5. REFERÊNCIAS

1- Freitas MC; Pereira RF; Guedes MVC.Diagnósticos de Enfermagem em Idosos Dependentes Residentes em uma Instituição de Longa Permanência em Fortaleza-Ce.Ciências Cuidado e Saúde; 2010 Jul/Set; 9(3):518-526.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (632.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com