TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instituição de Longa Permanência para Idosos

Por:   •  8/12/2019  •  Ensaio  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2019


[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

 [pic 9]

MARCELO DE JESUS BRAGA

aconselhamento

Instituição de Longa Permanência para Idosos

Trabalho da disciplina Aconselhamento e Orientação em Psicologia apresentado ao Professor Marcos Justiniano como composição de nota do 2º bimestre.


[pic 10]


1 Introdução

O projeto tem como finalidade atender demanda de uma casa de longa permanência para idosos, que objetiva melhorar a apatia dos idosos e elevar o nível de felicidade dos mesmos. A falta de expressão facial, desânimo pela rotina e tristeza foi notada pelos familiares e reportada para a direção da instituição que contratou nossa clínica.

A clínica de Psicologia propôs uma mudança de ambiente no qual os próprios idosos através de entrevistas semiestruturadas fornecem dados para melhora desse espaço.

2 Objetivo

O projeto tem como objetivo intervir em uma Instituição de longa permanência para idosos, propondo mudar o ambiente pelo menos uma vez por semana, aconselhando cenários que possibilite trazer pensamentos funcionais e esses cenários serão criados através de dados extraídos das entrevistas feitas com os idosos; entrevistas e escutas atentas com os idosos, serão as fontes principais de informações para mudança dos cenários em que eles moram.

3 Metodologia

A Proposta é utilizar entrevistas semiestruturadas com os idosos que possuam a parte cognitiva preservada, ou seja, em condições de realizar a entrevista com fidelidade nos dados fornecidos, quando a parte cognitiva como memória e fala do idoso estiver comprometida, poderá realizar a entrevista com um parente próximo.  

Os dados que objetiva coletar dos idosos serão os mesmos que darão forma ao ambiente. Haverá uma tabulação e análise dos dados e o cenário será estruturado visando agradar a todos. O questionário buscará levantar dados como hobby, comidas, músicas, jogos, filmes, paisagens, etc.

Na casa moram 25 idosos, sendo 15 homens e 10 mulheres, e as idades variam dos 65 aos 98 anos; destes, 3 idosos do sexo masculino utilizam cadeira de rodas e do sexo feminino apenas 2 utilizam cadeiras de rodas. As entrevistas serão feitas pelos 5 estagiários de Psicologia do 6º semestre da Faculdade Anhanguera São Bernardo do Campo. Haverá uma psicóloga das 9h. às 17h. com o objetivo de observar e colher informações do impacto das alterações do ambiente.

A abordagem utilizada será   Terapia Cognitiva Comportamental de Aaron Beck uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais - inadequados e/ou inúteis - (Beck, 1964).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com