TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições de Longa Permanência Para Idosos

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

É possível afirmar que desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, a qualidade de vida e a longevidade aumentaram expressivamente. Entre as principais invenções tecnológicas que possibilitaram a melhoria das condições de vida da população, encontram-se as seguintes: produção de medicamentos, invenção de equipamentos que reduziram a necessidade de esforço por parte dos trabalhadores, aumento da oferta de alimentos para o consumo, melhorias nas condições de saneamento básico e habitação, entre outros.

Como resultado, a população tem vivido por mais tempo, questão que, apesar de apresentar notáveis pontos positivos, também apresenta consequências negativas. Se por um lado, a população tem reduzido seu esforço físico no trabalho e consumido mais alimentos; por outro, elevou-se o sedentarismo e a ingestão de comidas prejudiciais à saúde dos indivíduos. Essa conjuntura, cria seres sociais propensos ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, altos níveis de colesterol, etc. É importante frisar que viver mais não significa, necessariamente, viver melhor. Afinal, qual a recompensa de viver por mais de 100 anos, sendo que mais de 40 desses foram sobre uma cama?

Vale ressaltar que o estresse vivenciado por boa parte da população em seu ambiente de trabalho, o qual pressiona o funcionário constantemente para o batimento de metas e aumento de produtividade, tem contribuído para o desenvolvimento de doenças e de distúrbios psicológicos. Depressão, estresse continuado, ansiedade e colapsos nervosos são apenas algumas das disfunções que acometem milhões de indivíduos todos os anos.

Consequentemente, tem-se observado um aumento significativo no número de idosos que necessitam de cuidados especiais. No entanto, muitas vezes tais “velhinhos” não possuem familiares disponíveis para auxiliá-los em suas necessidades mais básicas e, ao mesmo tempo, vitais. Desse modo, clínicas que ofereçam cuidados adequados para os membros da terceira idade mostram-se como soluções para a problemática.

A partir dessa perspectiva, neste trabalho, abordaremos as principais atribuições, características e aspectos fundamentais que fazem parte das Instituições de Longa Permanência para Idosos, conhecidas como “ILPI’s”, valorizando como essas podem contribuir para uma longevidade sustentável e frutífera para o idoso em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com