TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA O IDOSO: UMA ANÁLISE DA VIDA REAL

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.205 Palavras (25 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 25

COLEGIO GANDHI

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA O IDOSO: UMA ANÁLISE DA VIDA REAL

FERNANDA CARDOSO DE CASTRO

TEP1

 1 TEMA

        A escolha do tema deu-se através de conversa em sala de aula, voltadas para o estudo a relatar as evidências de maus tratos de violência doméstica contra o idoso.

Entende-se por violência doméstica contra os idosos maus tratos, psicológicos, físicos, abandono, financeiro e negligência, autonegligência, bruxaria e abuso de sistemas.

        Todos os idosos tem os seus direitos reconhecidos pelo estatuto do idoso, desde 1◦ de outubro de 2003, sendo para o conhecimento público a importância fundamental de tratar com respeito e dignidade a população idosa,(MINAYO ,2004).

2 JUSTIFICATIVA DO TEMA

        Nós, a professora orientadora Juliana Câmera Amaral de Salles e eu fizemos um estudo a fins de explicar à sociedade as transformações que estão ocorrendo para a defesa dos idosos em seu ambiente doméstico, as formas de violência contra o idoso e atual realidade vivida por esta classe desprotegida.

        De acordo com esse estudo baseado em fontes de estudo no Brasil a ser relatados no contexto é provável que o crescente número de idosos com maus tratos é ocorrido em todas as classes sociais e étnicas.

        A violência doméstica é considerada como um problema social e jurídico, pois os idosos, na maioria das vezes não denunciam o seus agressores por que são parentes cuidadores ou amigos próximos da família, dificultando assim, o exercício dos órgãos do poder público em defendê-los contra abusos e agressões cometidos por sua família, (ARAUJO LOBO, 2009).

3 OBJETIVO

        Divulgar a sociedade as consequências da violência doméstica contra o idoso no seu lar.

3.1 OBJETIVO GERAL

- Abordar os diferentes tipos de assistência disponibilizados no sistema Único de saúde (SUS) todo idoso vitima de violência;

- Destacar as características da violência contra o idoso;

- Relacionar os diferentes tipos de violência doméstica contra o idoso.

4 AÇÕES

        Em primeiro momento foi realizado a seleção do tema para a pesquisa junto com a professora orientadora Juliana Câmera Amaral de Salles, no qual fizemos um levantamento dos problemas ocorrentes de violência doméstica contra os idosos.

        Em segundo momento foi realizadas o estudo de alguns autores para pesquisa bibliográfica junto com alguns gráficos para o desenvolvimento do tema.

        No terceiro momento foi concluído o trabalho de pesquisa realizada em base o conteúdo de livros, manuais, tecnologias e fatos ocorrentes na sociedade, para uma banca de avaliação.

5 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Agosto ∕ Setembro

06∕ 08

13∕ 08

20∕ 08

26∕ 08

27∕

08

03∕

09

10∕

09

ATIVIDADES

Seleção do tema ∕ introdução

×

Justificativa e objetivo do tema

×

×

Levantamento bibliográfico

×

Desenvolvimento

×

Ajustes da construção do projeto

×

×

Revisão das normas do trabalho

×

×

Ajustes no trabalho

×

×

Entrega Versão final do trabalho de conclusão de curso

×

6 DESENVOLVIMENTO

        O crescimento da população idosa mundial esta evidentemente associada aos acontecimentos e transformações sociais que estão ocorrendo na sociedade nos dias de hoje.

        Baseado em dados estatísticos será feita a abordagem em que os fatos afirmativos de violência ao idoso são sim um problema nacional e de saúde pública.

        Que são acometidos por abuso de natureza física, psicológica ou pode envolver maus tratos de ordem financeira e material. Qualquer que seja o tipo de abuso, certamente resultará em sofrimento desnecessário, lesão ou dor, perda de violação dos direitos humanos e uma redução na qualidade de vida do idoso, (MINAYO, 2004).

        A enfermagem reconhece os fatos que ocorrem de violência doméstica ao idoso, com isso é necessário o acolhimento a essas vítimas e proporcionar uma qualidade de vida melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (159.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com