TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento sobre Violência contra a mulher

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  5.535 Visualizações

Página 1 de 2

A violência sexual é agravada pela violência física e psicológica. A mesma é considerada a mais grave de todos os tipos de violência. Segundo dados do Ministério de Saúde, menos de 10% dos casos são registrados nas delegacias, o que faz com que a violência contra a mulher se torne desconhecida.

É comprovado através de estudos, que é mais comum haver casos de abuso sexual no ambiente familiar, o que torna ainda mais difícil o registro contra os casos. Quando há um caso de violência sexual, a mulher deve ser encaminhada a um profissional de saúde, e este deve ser/estar bem capacitado para poder acolher a vítima.

Foi criado um projeto chamado “A Enfermagem e o Serviço Social enfrentam a Violência Sexual contra a Mulher”, e este, teve como meta a capacitação do ensino superior, com o objetivo de que as duas carreiras conseguissem introduzir o ensino, a extensão ou a pesquisa em violência sexual contra a mulher. Esse projeto teve como público-alvo estudantes e professores de Enfermagem e Serviço Social de todo o país. Foi destrinchado em duas fases, uma de mapeamento e outra de levantamento da produção científica sobre o tema. Essas duas profissões – Enfermagem e Serviço Social – vêm sendo esquecidas pelas políticas nacionais de sensibilização para a questão da violência sexual contra a mulher, apesar de serem as profissões com acesso mais direto à mulher que é vítima.

Existem 104 cursos de Serviço Social e 207 de Enfermagem em todo o Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O Brasil conta com 60.000 assistentes sociais e 100.000 enfermeiros no mercado de trabalho. Essas profissões sCo voltadas especialmente para assistência em saúde. Os cursos de todo o país receberam um questionário-consulta que pretendia identificar as ações de ensino, pesquisa e extensão sobre a violência sexual contra a mulher. Houve maiores respostas em universidades privadas, especialmente as de menor porte.

A violência sexual é considerada um fenômeno social e por isso os dois cursos consideraram necessário incluir na grade curricular, disciplinas obrigatórias com módulos específicos sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com