TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres e Jovens no Desenvolvimento de uma Agricultura Sustentável e de Rendimento

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.325 Palavras (14 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 14

A Albert Scheitzer

" Faça do Alimento sua medicina,

E da medicina

Seu Alimento"[1]



RESUMO ANALÍTICO

O presente trabalho versa sobre o estudo da Agricultura Sustentável como alternativa para o alcance da Segurança Alimentar e Nutricional, onde seu estudo teve espaço na comunidade de Changalane, Distrito de Namaacha, Província de Maputo, Ano 2015.

A agricultura é uma das actividades produtivas mais importantes de qualquer nação, mas a sua pratica requer cuidados especiais, pois a produção de alimentos esta directamente ligada a qualidade de vida. Seguindo os preceitos do desenvolvimento sustentável, o sector agrícola, como um dos principais motores económicos de Moçambique ficou mais atento às questões ambientais nas últimas décadas. Paralelamente a isso, o consumidor passou a priorizar uma dieta mais saudável, baseada em alimentos que não agride o meio ambiente.

O levantamento deste tema foi por ter se observado que a comunidade de Changalane não tem de forma efectiva aplicado práticas para conservar e melhorar a fertilidade do solo.

Tomando em consideração que a prática da Agricultura convencional por parte desta comunidade vem conduzindo-a para acções que comprometam sustentabilidade do solo, surge então a necessidade de adopção de um novo sistema de produção que lhes permita produzir em qualidade e quantidade e também em perfeita harmonia com o solo e todo ecossistema causando o desta feita o menor distúrbio possível.

Contudo, a Agricultura Sustentável ira efectivamente contribuir para melhoria das condições de vida da população através do aumento no rendimento e redução dos custos de produção, cooperando deste modo, para o alcance da Segurança Alimentar.

Palavras-chave: Agricultura Sustentável & Segurança Alimentar Nutricional.


Índice

RESUMO ANALÍTICO        

1.INTRODUÇÃO.        

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO        

1.3 Objectivos.        

1.3.1 Geral        

1.3.2Específicos        

1.4 Hipóteses        

1.6 RELEVANCIA NO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE COMUNITARIO.        

1.7 Caracterização da área de estudo.        

Capitulo II-Fundamentação teórica e Metodologia do trabalho.        

2.1 Marco conceitual        

2.2 Marco Teórico.        

Capitulo III: Análise e interpretação de Instrumentos de Recolha de dados.        

3.1 Tipo de pesquisa.        

3.3 Método de Abordagem        

3.4 TECNICAS USADAS PARA RECOLHA DE DADOS.        

3.5 População.        

3.6 Amostra        

Capitulo- IV: Conclusão e recomendações        

4.1 Conclusão.        

4.2 Recomendações.        

5. Referencia Bibliográfica.        

  1. INTRODUCAO

Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, económica e socialmente sustentáveis. E para tal efeito importa que praticas promotoras da saúde sejam baseadas num modelo de produção que seja efectivamente sustentável.

O presente trabalho tende referir a relevância da Agricultura Sustentável como alternativa para o alcance da Segurança Alimentar e Nutricional que por seguinte ira permitir a estabilização dos rendimentos e melhorar a produção a longo prazo e de forma sustentável.

Na realização da pesquisa que culminou no presente trabalho, foram empregues os seguintes procedimentos metodológicos: Participante e estudo de caso. Quanto a técnica usou-se as entrevistas e observação directa.

Entretanto, este documento obedece a seguinte estrutura organizacional: o Capitulo I consta a Introdução, Caracterização da área de estudo, Caracterização do Grupo alvo, Problematização, Objectivos, Hipóteses, Justificativa e a Relevância no contexto do Desenvolvimento Comunitário; O Capítulo II encontra-se Marco Conceitual e Marco Teórico no Capitulo III- Metodologias do Trabalho Metodologia da pesquisa, Actividades desenvolvidas, População e Amostra, Dados e instrumentos de recolha de dados e no Capitulo IV- Recomendações Conclusões e as referências bibliográficas.

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

Se a comunidade tem terra e produz, com o Desenvolvimento das actividades agrícolas pode conseguir importantes e significativos benefícios da natureza. Porem para que se obtenha sucesso neste âmbito, as actividades deve ser planejadas e efectivadas entre outros factores, a conservação do solo,
da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente
.

Apesar dos esforços exaustivos na preparação do terreno, sementeira, amanhos culturais a cada época, a fome continua assolar a maioria das famílias. Isto se deve a muitas das falhas que estão ligadas a práticas agrícolas pouco viáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com