TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diminuir os Sintomas da Andropausa e Menopausa na Juventude

Por:   •  25/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Como minimizar os efeitos da menopausa e andropausa na juventude?

Por serem fases naturais da vida de qualquer pessoa, é inevitável ter que enfrentar esse período, mas é viável mudar hábitos para passar por essas etapas de forma mais tranquila e saudável. Ter uma alimentação balanceada, indiscutivelmente, ajuda a minimizar alguns incômodos. Nessa fase, abandonar maus hábitos é fundamental especialmente porque, com o avanço da idade, o corpo tende a diminuir o metabolismo, consumindo menos calorias para se manter ativo, o que influencia significativamente sob o peso, caso não haja um controle na alimentação.

É essencial diminuir o consumo de alimentos altamente calóricos como carnes gordas, frituras, massas refinadas, açúcar e alimentos industrializados, ricos em aditivos químicos. Tais substâncias podem agravar os sintomas da menopausa e andropausa por aumentarem inflamações no organismo. Os hábitos comportamentais também devem ser mudados, principalmente se você for sedentário. Praticar exercícios físicos é de extrema importância para compensar o ritmo metabólico e a perda muscular própria da idade. Além disso, largar vícios como o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas é extremamente relevante.

Cardápio revigorante

Ter um cardápio rico em vitaminas e minerais é fundamental para amenizar os sintomas da andropausa e menopausa. Substituir as guloseimas por vegetais, grãos e fibras pode ser uma excelente opção não só para aliviar os desconfortos dessas fases, mas também para manter o organismo funcionando da maneira correta e a saúde em dia. Por isso, separamos algumas dicas do que usar em suas refeições para atenuar as adversidades dessa transição.

Cardápio rico em minerais

Consumir elementos ricos em minerais como o magnésio, cromo e cálcio é fundamental para estimular os hormônios do bem estar, no controle do peso e no metabolismo de carboidratos e gorduras. Para ter o cromo em suas refeições basta incluir aveia, avelã, castanha do Pará, queijo branco, lula, bife de fígado, marisco e figo seco. O cálcio, indispensável para o fortalecimento ósseo, pode ser encontrado em leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, tofu, espinafre, sardinha, soja, linhaça, grão de bico e ovo, em especial – rico em tiamina e niacina, importantes vitaminas do complexo B capazes de colaborar para o bom humor. Já o magnésio pode ser encontrado na couve, castanha de caju, filé de linguado, lula marisco, peito de frango, tofu, gérmen de trigo e cebola.

Inhame

Para as mulheres é importante incluir em suas refeições o inhame, um tubérculo que possui um fito-hormônio chamado diosgenina capaz de aliviar os sintomas de fogachos e a insônia. Além disso, o inhame também pode contribuir na produção do hormônio estrogênio e fortificar os gânglios linfáticos, responsáveis pela defesa do organismo.

Incluir sementes de linhaça no cardápio, tomar muita água e chás de folhas verdes como a cidreira, melissa e hortelã também ajudam a minimizar sintomas incômodos como, por exemplo, as ondas de calor e a irritabilidade.

Para os homens, é aconselhável ingerir alimentos ricos em zinco, o que é fundamental para aumentar a produção da testosterona. O mineral pode ser encontrado na casca da melancia, no feijão e em frutos do mar como camarões e ostras.

Tomate

Incluir tomate nas refeições pode ser extremamente benéfico na fase da andropausa, pois o legume possui licopeno, um composto químico que ajuda a prevenir doenças e disfunções da próstata, muito comum após os 60 anos. Além dele, é importante ingerir legumes e frutas, ricos em vitaminas e sais minerais essenciais esses alimentos dão mais energia e disposição para que você possa melhorar o humor e ter mais animação para realizar atividades físicas, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com