TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM E SAÚDE AMBIENTAL

Por:   •  16/10/2018  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Vigilância em Saúde                        Data de Entrega: 16/08/18

No artigo “LOPES, M.S.V.; XIMENES, L.B. Enfermagem e saúde ambiental: possibilidades de atuação para a promoção da saúde.”, as autoras trazem a tona a importância da qualidade da água e o conhecimento sobre os problemas ambientais presentes no nosso meio entre o século XX e início do século XXI. Para um maior esclarecimento e para o artigo se tornar mais visível, foi realizada uma pesquisa Qualitativa na Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, que foi escolhida por sua extensão e maior número de representantes de poderes públicos e federais presentes.

A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista onde os participantes respondiam as seguintes perguntas: “Qual sua definição de participação? E o que isso significa para você?”. As respostas foram gravadas ou anotadas, mediante a autorização de cada indivíduo e transcritas para um texto DSC (Discurso de Sujeito Coletivo), onde para a maioria dos indivíduos, participação está ligada á interação, sugestões, saber ouvir e refletir á respeito de determinados assuntos.

 Através dos resultados surge o tema central da pesquisa, A participação da enfermagem em comitês de Bacia Hidrográficas, é ressaltado que o enfermeiro seria de grande importância ao comitê por sua necessidade de experiência junto a população sempre ouvindo seus relatos e tendo a necessidade de conhecer o ambiente em que se está trabalhando pois, de acordo com o ambiente se define as doenças mais predominantes, como parasitoses, diarreias, intoxicações entre outros. O profissional de enfermagem pode ser capaz de levar o conhecimento ambiental através das práticas de educação e saúde, palestras, núcleos de saúde da família (ESF), grupos de gestantes e principalmente através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde.

 Para as autoras  “Ao incorporar em suas atividades o campo ambiental, a  enfermagem amplia seu objeto – o cuidado – como mais abrangente e  integrador, esse  espaço passa a ser fundamental para o desenvolvimento de suas práticas a partir da compreensão das relações vitais do complexo ser humano/ambiente para a promoção da saúde. [...]  Cremos que a inserção no  Comitê de Bacia Hidrográfica pode favorecer a interação enfermagem/saúde e  ambiente a partir de um componente imprescindível a vida – a água”.

O artigo traz diversas ideias e estudos consistentes, contribuindo para a interdisciplinaridade entre as profissões e mostrando o potencial da enfermagem para a contribuição com o cuidado do meio ambiente em especial com a água, tanto para se evitar problemas ambientais como também problemas graves de saúde, que poderiam ser evitados com simples conhecimentos e maior entendimento do profissional de Enfermagem a respeito de dados hidrográficos, de acordo com suas regiões.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com