TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS EM UTI

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE POTIGUAR

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ENFERMAGEM

MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISA

AVALIACÃO  DO CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DA

EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS EM UTI.

                                                     

                                                     NATAL

 2013

CAROLINE VIERA DE ARAUJO

LUANA KLEYZAN RIBEIRO SOARES

AVALIAÇÃODO CONHECIMENTO  TEÓRICO E PRÁTICO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS EM UTI.

pré-projeto apresentado a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa,como requisito para obtenção da nota da U2,sob orientação da professora:Hortência Maria Feitosa Gondim.

NATAL

  2013

  1. INTRODUÇÃO

A úlcera por pressão é comprometimento da pele que resulta de isquemia prolongada(redução da irrigação sanguínea) nos tecidos. Esta é caracterizada inicialmente por inflamação e geralmente se forma sobre uma pele proeminência óssea. A isquemia se desenvolve quando a pressão sobre a pele é maior do que a pressão dentro dos vasos sanguíneos periféricos de pequeno calibre que fornecem irrigação sanguínea a pele. O metabolismo dos tecidos depende do suprimento de oxigênio e de nutrientes do paciente e da eliminação dos resíduos metabólico pelo sangue. A pressão afeta o metabolismo celular reduzindo ou eliminando totalmente a circulação tecidual. Faz-se necessário investigar e explorar os elementos que integram os cuidados para com a pele, para mantê-la íntegra durante todo o processo de internação do cliente.

De acordo com o international council  Nurses (2006), no âmbito da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), a úlcera de pressão consiste num foco de atenção para a prática dos enfermeiros . Para auxiliar na pesquisa a ser realizada com a equipe de enfermagem da UTI, tomaremos por base a  importância que estes profissionais dão a inserção da Escala de Braden na assistência ao cliente internado, uma vez que se trata de um instrumento que permite fazer uma avaliação minuciosa do cliente, no tocante a pele. Fornecendo assim, base para as intervenções preventivas, pois esta escala trabalha com a avaliação de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão.

A incidência de úlceras de pressão em um hospital é um importante indicador da qualidade dos cuidados. Quando uma úlcera de pressão ocorre, a duração da permanência em um hospital e o custo global dos cuidados de saúde aumenta (AHCPR,1994). Embora o tratamento de úlceras de pressão seja mais caro do que a prevenção (RICHARDSON, GARDNER E FRANTZ,1998), as medidas preventivas em si são caras. Equipamentos extras, tais como camas e colchões especiais, e tempo aumentado da atividade da equipe de enfermagem são necessários para  administrar estas medidas.

O pensamento crítico requer a combinação de conhecimento, experiências, informações sobre o paciente, atitudes de pensamentos crítico e padrões intelectuais e profissionais. É de competência do ENFEMEIRO  treinar sua equipe, mantendo-as atualizadas para compreender a importância das técnicas de prevenção, relatar quaisquer alterações na pele do cliente, tais como vermelhidão, formação de  bolhas, abrasão ou cortes, a ENFERMEIRA, para uma subsequente avaliação de enfermagem. Além disso, deve-se usar da criatividade para desenvolver um plano que tenha por meta fornecer intervenções bem-sucessididas para casos de imobilidades.

Portanto, a relevância desse estudo é para evidenciar a necessidade do conhecimento associado à prática no cotidiano de uma UTI ( Unidade de Terapia Intensiva) na prevenção das úlceras por pressão.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

A falta de conhecimento teórico e prático da equipe de enfermagem para a prevenção de úlceras por pressão prestada a pacientes internados na UTI gera sofrimento para quem já tem uma patologia de base e após a sua instalação, surgem então, vários outros problemas intercorrentes como a preocupação dos familiares que nem sempre entendem a razão do seu aparecimento. Além disso, os encargos inerentes aos cuidados com as feridas crônicas, em termos de tempo despendido pelo pessoal e de materiais gastos, são enormes e poderiam ser melhor investidos em esforços planejados voltados para a prevenção.

Diante desta problemática temos feito o seguinte questionamento: Qual a dificuldade encontrada pela equipe de enfermagem para realizar a prática de prevenção de úlceras por pressão em pacientes intensivos e como a enfermagem sistematiza essa assistência?

  1. OBJETIVO

O objetivo geral desse estudo é identificar o conhecimento cientifico e prático da equipe de enfermagem sobre a prevenção da úlcera por pressão em pacientes acamados dentro das Unidade de Terapia Intensiva.

  1. JUSTICATIVA

A finalidade do tema escolhido é para avaliar o conhecimento e a prática dos profissionais de enfermagem, na rotina vivida no setor de UTI, na prevenção do aparecimento de úlceras por pressão. Vale ressaltar que, independentemente do perfil do cliente, quando ele é acometido pela úlcera por pressão, constitui-se um grande problema, tanto para a família quanto para a instituição hospitalar, pois essas lesões, além de prolongar o sofrimento cliente, dificultam a sua reabilitação, aumentando o tempo de permanência na instituição e os riscos em relação à sua vida. Os cultos relativos ao tratamento aumentam não somente com os materiais, mas também com o tempo dedicado pela de saúde para o tratamento  dessas lesões.

Por isso a importância do conhecimento na atuação da atividade que o profissional de enfermagem necessita na hora de lidar com situações que oferecem riscos ao paciente é uma ferramenta fundamental e que necessita de produção e de renovação contínua do seu próprio corpo de conhecimentos, o que apenas poderá ser assegurado pela investigação e pensamento crítico.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A úlcera por pressão é definida como qualquer lesão causada por uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção que podem resultar em morte tecidual, sendo frequentemente localizada na região das proeminências ósseas, que além de ocasionar dano tissular, pode provocar inúmeras complicações e agravar o estado clinico de pessoas com restrição na mobilização do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com