TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM E OS CUIDADOS PALIATIVOS PROPORCIONADOS A PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM UTI

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ADELMAR ROSADO – FAR DIRETORIA ACADÊMICA[pic 1]

DANIELLE LOPES FERREIRA MELO

A ENFERMAGEM E OS CUIDADOS PALIATIVOS PROPORCIONADOS A PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM UTI

TERESINA 2022

DANIELLE LOPES FERREIRA MELO

A ENFERMAGEM E OS CUIDADOS PALIATIVOS PROPORCIONADOS A PACIENTES DIALITICOS EM UTI

Artigo apresentado à Coordenação de Pós-Graduação da Faculdade Adelmar Rosado – FAR, como requisito parcial para obtenção do  título de Especialista em Nefrologia, sob a orientação do Prof.Francisco de Moura Beserra Filho

TERESINA 2022

1

A ENFERMAGEM E OS CUIDADOS PALIATIVOS PROPORCIONADOS A PACIENTES DIALITICOS EM UTI

RESUMO


                 Danielle lopes ferreira Melo¹

         Francisco de Moura Beserra Filho³

A proposta desta revisão integrativa da literatura é identificar os benefícios do cuidado paliativo ao paciente dialitico , dificuldades e a importancia do profissional da enfermagem ao associá-lo no âmbito de unidade de terapia intensiva – (UTI), mesmo com a tecnologia disponível para prolongar a vida.Foram analisados 90 artigos e selecionados 16, publicados entre 2014-2020, na base de dados Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe - LILACS, Scientific Electronic Library Online - SCIELO. Os critérios de inclusão para o estudo foram a inclusão foram utilizados artigos que estejam disponibilizados para todos os assuntos no indioma portugues, inglês e espanhol, que apresentem o tema relacionado sobre a os cuidados paliativos de enfermagem relacionados a pacientes dialiticos em UTI, e as dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem diante dessa tematica. O critério para exclusão foram textos incompletos, artigos que não tenha relação direta com o tema apresentado e os que não abordam sobre a pesquisa na área de enfermagem.A correlação e a dificuldade entre os profissionais de saúde diante do cuidado paliativo na unidade de terapia intensiva e a importância de aliviar a dor e cuidar do sofrimento com os sintomas relacionados ao estado físico, espiritual, emocional e social, prestando assistência e compaixão ao paciente e familiares. A enfermagem por ter o cuidado como essência de sua profissão, tem um desafio enorme: destacar o cuidado, a prevalência do conforto e o equilíbrio entre as dimensões física, mental e espiritual dos pacientes em processo de terminalidade, ante todo o aparato tecnológico disponível no ambiente de UTI.

PALAVRAS-CHAVE: Cuidados Paliativos. Unidade de Terapia Intensiva. Hemodialise.

ABSTRACT

The purpose of this integrative literature review is to identify the benefits of palliative care for dialysis patients, difficulties and the importance of the nursing professional when associating it in the context of the intensive care unit (ICU), even with the technology available to prolong the vida. Ninety articles were analyzed and 16 were selected, published between 2014-2020, in the Scientific and Technical Literature database of Latin America and the Caribbean - LILACS, Scientific Electronic Library Online - SCIELO. The inclusion criteria for the study were the inclusion of articles that are available for all subjects in the Portuguese, English and Spanish languages, which present the topic related to palliative nursing care related to dialysis patients in the ICU, and the difficulties found by the nursing team on this topic. The exclusion criteria were incomplete texts, articles that have no direct relationship with the topic presented and those that do not address research in the area of ​​nursing. The correlation and difficulty among health professionals in the face of palliative care in the intensive care unit and the importance of relieving pain and taking care of suffering with symptoms related to physical, spiritual, emotional and social status, providing assistance and compassion to the patient and family. Nursing, for having care as the essence of its profession, has an enormous challenge: to highlight care, the prevalence of comfort and the balance between the physical, mental and spiritual dimensions of patients in the process of terminality, before all the technological apparatus available in the hospital. ICU environment.

KEYWORDS: Palliative Care. Intensive care unit. hemodialysis.

[pic 2]

¹ Enfermeira

³ Enfermeiro com Aprimoramento e especialização em nefrologia pelo HC-FMUSP

  1. INTRODUÇÃO

A abordagem paliativa na presença de doença crônica avançada, permite que se reconheça a necessidade de mudança do enfoque terapêutico diante de um paciente portador de doença terminal, evitando um prolongamento precário e penoso da vida por meio de medidas artificiais, e, assim, assegurando uma morte de forma digna (TORRES; BATISTA, 2008).

Nos cuidados paliativos, o tratamento não é focado na doença em si, mas direcionado à pessoa portadora de uma biografia única e que muitas vezes enfrenta um processo de adoecimento longo e doloroso.

O tratamento humanizado direcionado à pessoa envolve uma abordagem multiprofissional que proporcione o acolhimento e promova intervenções que amenizem o sofrimento em suas dimensões físicas, psicossociais e espirituais.

Nesse sentido, Teixeira Júnior et al (2018) defendem que a equipe de enfermagem precisa estar capacitada e ser frequentemente atualizada sobre os cuidados paliativos, principalmente para paciente internados em UTI.

Diante desse contexto é necessário promover uma estratégia de cuidados respaldada pelo conhecimento científico da história natural e do estágio de evolução da doença que norteie o prognóstico e as possibilidades de tratamento modificador de doença (ROCHA; LIMA e SILVA, 2019).

A UTI foi criada com o propósito de acolher pacientes graves sob risco de morte e tentar proporcionar o restabelecimento de uma condição aguda diante de doenças ameaçadoras da vida.

Segundo Freitas e Carneiro (2018), os enfermeiros são os profissionais que lidam mais diretamente com o paciente em UTI, “através de seus princípios holísticos, cooperam com a atenuação do sofrimento físico e psíquico de todos os pacientes internados em UTI’s, bem como de seus respectivos familiares e/ou acompanhantes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com